SP cria ¿agência¿ da Saúde na Baixada Santista

O governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras da Baixada Santista, decidiu criar uma espécie de “agência” da Saúde da Baixada Santista. O objetivo é planejar ações integradas para melhorar a saúde pública na região, incluindo a reorganização dos serviços, controle de doenças, prevenção e promoção de saúde. A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira, 17 de janeiro, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na capital paulista.

Liderado pela Secretaria por intermédio do médico infectologista David Uip, diretor do hospital estadual Emílio Ribas, o grupo contará com a participação dos secretários municipais de Saúde das nove cidades da Baixada (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Bertioga e Cubatão) e representantes do Departamento Regional de Saúde, ligado à pasta, Secretarias de Estado de Saneamento, Educação e Desenvolvimento Social, Associação Paulista de Medicina e universidades da região.

O foco prioritário do trabalho será o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de combate à dengue, redução da mortalidade infantil, regionalização do atendimento à saúde, ampliação de leitos hospitalares, medidas para prevenir surtos de viroses, saneamento, entre outras que forem consideradas prioritárias.

O primeiro passo será traçar um diagnóstico sobre a situação da saúda na Baixada, em termos de infraestrutura e necessidades regionais. A partir disso será desenvolvido um plano de trabalho para a solução dos problemas encontrados. A “agência” funcionará com reuniões periódicas para avaliação e mensuração de resultados.

“A Baixada é uma das regiões prioritárias na área da saúde, e há carências históricas a serem solucionadas. Por isso convocamos o Dr. David Uip, que conhece bem a região, para liderar este trabalho. Esperamos, com este projeto, dar um grande passo para aprimorar a saúde e a qualidade de vida dos milhares de moradores e turistas que visitam o litoral todos os anos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.