Ribeirão amplia atendimento a vítimas de violência sexual

A Secretaria de Estado da Saúde irá ampliar o atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica na região de Ribeirão Preto. O projeto Seavidas (Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual), do Hospital das Clínicas, foi totalmente remodelado, ganhou sede própria dentro do hospital e, a partir desta terça-feira, 11 de janeiro, passa a ser referência regional, e não mais apenas para o município.

Com a ampliação será possível expandir os atendimentos em pelo menos 25%, com assistência multiprofissional para as 25 cidades que integram o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Ribeirão Preto. Em 2010 o serviço atendeu a cerca de 1.500 pacientes.

Haverá equipes específicas para violência doméstica e sexual contra crianças, mulheres e homens. O atendimento de urgência continuará sendo realizado pelo pronto-socorro do HC.

“Trata-se de um serviço completo e moderno, com atendimento humanizado. Esperamos que as mulheres de toda a região passem a denunciar mais e sintam-se confortáveis em nos procurar para receber assistência especializada e gratuita”, afirma a coordenadora do projeto, Reginal Helena de Souza.

A nova equipe contará com pediatra, para atender casos infantis, psicólogos, clínicos gerais, terapeutas ocupacionais e até estudantes de direito, que assumirão a questão jurídica dos casos, se houver necessidade. O Seavidas também fará capacitação de profissionais interessados em realizar o serviço diretamente em outros municípios.