Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto Butantan, 110 anos, começa a construir novo Prédio de Coleções

Os 110 anos do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, completados hoje, 23 de fevereiro, serão celebrados com a construção de um novo e moderno Prédio de Coleções. As obras foram iniciadas neste mês.

Os 110 anos do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, completados hoje,  23 de fevereiro, serão celebrados com a construção de um novo e moderno Prédio de Coleções. As obras foram iniciadas neste mês.

O antigo local foi destruído em um incêndio em maio de 2010 e abrigava a maior coleção de herpetologia do mundo. O fogo consumiu parte do acervo de 85 mil cobras e 450 mil aranhas e escorpiões, reunido em um século de pesquisas.

No novo prédio haverá melhor distribuição e organização dos espaços, além de ferramentas modernas para controle de ambientes e prevenção de incêndios. O sistema contará com hidrantes de espuma e extintores portáteis. Nas áreas onde existirão inflamáveis, as luminárias serão blindadas a fim de evitar explosões por faísca.

A estrutura está orçada em R$ 3 milhões. O prédio terá dois andares, com uma área total de 1.600m². A parte do prédio que abrigará as coleções foi dividida em sete salas. Cinco com 50m², sendo quatro para a coleção de herpetologia e uma para a coleção de artrópodes, e duas de 20m², das quais uma para a coleção de insetos e uma para a coleção de banco de tecidos. Este novo espaço separa escritórios, laboratórios e demais alas administrativas da área onde as coleções serão acomodadas.

“O projeto procurou atender as demandas dos curadores, criando um espaço exclusivamente para abrigar as coleções. Será uma obra extremamente eficiente e com um alto nível de segurança”, explica Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan.

“O Butantan vai ganhar um prédio de Coleções à altura de sua importância como um dos maiores centros de pesquisas biológicas e biomédicas do mundo. O instituto é motivo de orgulho para a saúde pública nacional”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

As obras do novo Prédio de Coleções devem durar um ano. 

Vacina brasileira contra a gripe

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá entregar neste ano, ao Ministério da Saúde, as primeiras vacinas antigripe produzidas nacionalmente em toda a história. Cerca de três milhões de doses serão disponibilizadas em abril pelo Instituto Butantan, para a Campanha de Vacinação do Idoso.

Até o próximo ano, o país se tornará autossuficiente na produção de vacinas contra influenza, graças à fábrica do Butantan. Além de produzir vacinas contra gripe comum, a fábrica tem capacidade de produzir outros subtipos de vírus de Influenza, como a H1N1, gripe suína, e H5N1, gripe aviária, em caso de pandemia. 

A fábrica possui 10 mil m² e é dividida em três andares. A vacina é produzida exclusivamente no segundo, a partir de ovos de galinha vindos de granjas previamente certificadas, que criam animais sem o uso de antibióticos e com ração especial, para que não haja interferência no processo produtivo, reações adversas e eventuais efeitos colaterais.

O prédio da fábrica de vacinas contra a gripe foi inaugurado em 2007 e até outubro de 2010 passou por um processo de adequação, certificação dos equipamentos e validação de todo o processo de produção. O investimento total foi de cerca de R$ 100 milhões.

“Os investimentos em pesquisa e produção voltados à saúde pública permitirão que o Instituto Butantan entregue neste ano mais de 3 milhões de doses de vacina contra gripe totalmente produzidos no Brasil. Moderna e com altíssima tecnologia, a fabrica tornará o Brasil autossuficiente em vacinas contra influenza”, detalhou Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan.

“Com a produção das vacinas pelo Butantan, São Paulo dá uma grande contribuição para a saúde pública nacional, aliando tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

Parte das doses de vacina contra a gripe solicitadas pelo Ministério para a campanha deste ano serão formuladas e envasadas no Butantan, e outras virão prontas do exterior.

Perfil

Criado em 1901, o Instituto Butantan é um dos maiores centros de  pesquisa biológica e médica do mundo. É responsável por mais de 80% de soros e vacinas para uso profilático e curativo produzidos no Brasil. Somente em 2010, o Instituto produziu cerca de 160 milhões de doses de soros e vacinas. Dentre elas estão as vacinas contra gripe sazonal, gripe A (H1N1), DTP, DT – infantil e adulta, Hepatite B e 13 tipos de soros. Realiza ainda missões científicas  e pesquisa científicas, além de oferecer cursos e formação de profissionais para trabalhar em instituições de saúde.

O Instituto Butantan conta com a atuação de equipes multi e interdisciplinares, onde biólogos e demais profissionais atuam em diferentes áreas, como genética, microbiologia, biotecnologia, bioquímica, produção, ecologia, entre outros.

O Instituto também é uma opção de entretenimento educativo. Os visitantes podem usufruir do parque, com serpentário e Museu de Rua, além de apreciar o Mosaico “Fragmentos & Sentimentos”, na Praça Vital Brazil, e os Museus Biológico, Histórico e de Microbiologia.      

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado