Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP entra na reta final para produção nacional de derivados de sangue

Instituto Butantan, do governo paulista, firma acordo histórico com a Hemobrás para garantir autossuficiência brasileira em plasma, além de desenvolvimento científico e tecnológico

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acaba de acertar uma parceria histórica com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde, para garantir, pela primeira vez na história, a produção de derivados de sangue no Brasil. Isso garantirá a autossuficiência brasileira na produção do plasma e será fundamental para tratar, por exemplo, pacientes hemofílicos, soropositivos, queimados e até vítimas de câncer.

Por conta do acordo, costurado ao longo do último ano e firmado nesta terça-feira, 20 de dezembro, será possível promover a ampliação da coleta e a melhoria da qualidade de armazenagem do plasma humano, matéria-prima necessária para a fabricação de derivados do sangue, garantindo a quantidade ideal para a produção na fábrica de hemoderivados do Butantan.

O acordo também prevê a realização de programas e atividades conjuntos de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico e produção na área de hemoderivados para o atendimento do Sistema Nacional de Sangue (Sinasan).

Com investimento de R$ 195 milhões, a unidade do Butantan terá capacidade para processar 150 mil litros de plasma por ano. A fábrica prevê a produção dos fatores principais do plasma: IgG, Albumina, e fatores de coagulação (Fator VIII e Fator IX).

O termo, que será assinado nesta terça-feira, 20, também prevê uma qualificação por parte do Butantan com a Hemorede, treinando os profissionais da área técnico-científica, promovendo ações de responsabilidade socioambiental e capacitação de recursos humanos.

"Este é um grande passo para o Instituto Butantan, que trará enormes benefícios para a saúde pública. A fábrica possui uma tecnologia de ponta e o desenvolvimento previsto no acordo permitirá avanços significativos no setor", avalia Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan.

"São Paulo une forças com o governo federal para levar o Brasil a ser autossuficiente na produção de imunobiológicos essenciais para tratar inúmeras doenças. Esse é um dos momentos mais importantes da história da ciência brasileira", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Instituto Butantan, é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas, vacina contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza sazonal e H1N1.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Realiza missões científicas no país e no exterior através da Organização Mundial e Panamericana da Saúde, Unicef e a ONU. Colabora no combate a surtos epidêmicos com órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde, National Institute of Health, dos EUA, Bill & Melinda Foundation, fundação do Bill Gates dedicada a pesquisa e ações comunitárias em saúde.

Além disso, o Butantan também realiza cursos e estágios de aperfeiçoamento aos técnicos do Butantan e de outras instituições e disponibiliza publicações sobre suas áreas de atuação, que são oferecidos a empresas, estudantes, militares e à população.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado