Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP alerta para vacinação contra sarampo e febre amarela antes das férias

Atualização da caderneta deve ser realizada antes de viagens para áreas de risco

Atualização da caderneta deve ser realizada antes de viagens para áreas de risco

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu fazer um alerta aos paulistas que irão viajar neste final de ano. Algumas regiões do país e também do exterior são consideradas áreas de risco para doenças como a febre amarela e sarampo. Nestes casos, a recomendação é atualizar a caderneta de vacinação antes da viagem para evitar a infecção por essas doenças.

A imunização contra febre amarela, disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade, que for viajar a áreas consideradas de risco, especialmente para regiões rurais, ribeirinhas e de mata (veja a lista abaixo). Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas com, ao menos, 10 dias de antecedência à viagem.

Já com relação ao sarampo, no Estado de São Paulo foram identificados apenas casos vinculados à importação em 2011, todos relacionados a vírus circulantes na Europa, onde mais de 30 países apresentaram ocorrências este ano. Também registraram surtos de sarampo países da África e Oceania. Por isso a vacinação é importante para quem vai a esses países.

No calendário de rotina as crianças devem tomar a primeira dose aos 12 meses e a segunda dose, entre 4 e 6 anos. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses e para adultos de até 50 anos uma dose. É indicado que a vacinação contra o sarampo seja realizada 15 dias antes de viajar.

"É muito importante que as pessoas se informem sobre a região para a qual vão, para saberem quais vacinas devem tomar. A imunização é a medida mais eficaz que temos para evitar a contaminação por estas doenças", afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Os postos de saúde abrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A relação completa de postos de vacinação contra a febre amarela está disponível no site: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm. Na capital, também é possível receber a imunização contra febre amarela na sala de vacinação do Instituto Pasteur, na avenida Paulista, 393, que funciona inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Sintomas

A Secretaria orienta que a população esteja atenta aos sintomas destas doenças. Com relação ao sarampo, os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

Áreas consideradas de risco para febre amarela no país

- Estados do Norte e Centro-Oeste;
- Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado