SP promove simpósio internacional sobre pré-natal e parto

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, promove nesta segunda-feira, 22 de novembro, o simpósio internacional “Pré-natal e parto: o que fazemos e o que podemos fazer”. Destinado a profissionais de saúde, o evento tem como objetivo discutir soluções para melhorar a qualidade do atendimento à gestante.

Entre as temáticas abordadas, a integração do trabalho das equipes médicas e de enfermagem durante o pré-natal e o parto terá destaque. Um dos exemplos sobre o tema será trazido pela enfermeira obstetra Mary Zwart, da European Perinatal School. Em sua palestra, Mary contará sua experiência em assistência obstétrica na Holanda.

Mary trabalhou na Holanda por 40 anos e, hoje, está em Portugal para auxiliar na capacitação enfermeiras obstetras para atuação no parto normal. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a Holanda está entre os países com menores índices de mortalidade materna. O modelo holandês valoriza muito o trabalho em equipe.

“Na Holanda, as enfermeiras realizam o pré-natal, identificam qualquer risco e encaminham as gestantes para o médico apenas quando há necessidade. O pré-natal torna-se muito qualificado com este fortalecimento das enfermeiras, com a parceria de igual pra igual com o médico. Queremos aprender com essa experiência”, explica Rosemeire Sartori de Albuquerque, coordenadora do simpósio e diretora técnica do Centro de Diretoria Obstétrica do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros.

As inscrições para o simpósio estão abertas. A participação é gratuita mediante a doação de um produto de higiene ou limpeza, que será destinado à Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (www.ameo.org.br). Para informações ou inscrições, o telefone de contato é o (11) 2694-4987. O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2.477, Belenzinho – Zona Leste.

Programação:

8h50   – Abertura

9h       – Mortalidade materna e neonatal no Estado de São Paulo
Wladimir Taborda – Secretaria de Estado da Saúde

9h20   – Pré-natal integrado ao parto
Celso Terra – Secretaria Municipal da Saúde

9h40   – Integração de equipes médica e de enfermagem
Júlio César Massonetto – Amparo Maternal

10h     – Intervalo

10h20 – Assistência obstétrica na Holanda
Mary Zwart – European Perinatal School

10h50 – Formação Médica em Obstetrícia