Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Com recorde histórico de doação de órgãos, SP premia melhores de 2009

Para celebrar o recorde histórico de doações de órgãos registradas no Estado de São Paulo em 2009, a Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta segunda-feira, 15 de março, o Prêmio Destaque em Transplantes. O objetivo é homenagear os hospitais que tiveram os melhores desempenhos na área.

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria, foi o que mais notificou potencias doadores: 91, enquanto o Conjunto Hospitalar do Mandaqui liderou a captação de córneas, com 502 notificações de doadores do tecido.

Já entre as Organizações de Procura de Órgãos da capital, a Santa Casa de Misericórdia teve o melhor desempenho, sendo responsável por 154 doadores viáveis, seguida pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, com 143. As OPOs são equipes responsáveis pela busca, captação, notificação e viabilização de doadores em um grupo de hospitais localizados em determinada região.

O Instituto do Coração (Incor) do HC foi o que mais realizou transplantes de coração (34) e de pulmão (15). O segundo colocado entre os transplantadores de coração foi o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com 23 cirurgias realizadas no ano passado.

Entre os transplantadores de fígado o destaque na capital foi o HC, com 155 cirurgias e, no interior, o HC da Unicamp, com 48. Mais uma vez o Hospital do Rim e Hipertensão foi o que mais realizou transplantes de rim na capital, com 486 cirurgias. No interior o HC da Unicamp se destacou novamente, com 85 transplantes de rim.

A Beneficência Portuguesa da capital foi campeã de transplantes de pâncreas, com 67 cirurgias. Já o Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o grande destaque tanto entre as Organizações de Procura de Córneas, com 6,6 mil tecidos captados pelo Estado, como em realização de transplantes de córnea, com 2.468 cirurgias realizadas em 2009.

"Este prêmio, além de reconhecer a dedicação e empenho dos profissionais, serve como incentivo para que hospitais e equipes médicas se envolvam cada vez mais com a cultura da doação de órgãos e transplantes, ajudando a salvar vidas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

No ano passado o Estado de São Paulo conseguiu viabilizar 705 doadores de órgãos, 45% a mais do que os 486 registrados em 2008.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado