Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Heliópolis ganha central on-line de diagnóstico por imagem

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta segunda-feira, 31 de maio, uma central on-line de diagnóstico por imagem para hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) localizada no coração da maior favela da cidade de São Paulo.

A unidade, anexa ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Heliópolis, na zona sul da capital, integra o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), com tecnologia de ponta e médicos de plantão 24 horas para receber imagens em tempo real e emitir laudos online dos exames vindos de unidades de Saúde. 

A nova rede, lançada em 2009, utiliza o sistema Pacs (Picture Archiving Communications System), para aquisição, armazenamento e distribuição de imagens digitalizadas de exames de raio-x, mamografia, tomografia e ressonância magnética.

Assim que o paciente passar por exame em um hospital ou ambulatório estadual, a imagem é encaminhada em poucos segundos para a central e o laudo, assinado por um radiologista, devolvido em 30 minutos, em média.

Além de ficarem arquivadas no Sedi, as imagens poderão ser acessadas em qualquer lugar dos hospitais integrados à rede, seja na emergência, ambulatório, enfermaria ou UTI. Assim, os médicos terão acesso rapidamente ao histórico de exames realizados pelos seus pacientes, junto aos monitores conectados à rede que estarão espalhados pelas unidades de saúde.

"É uma verdadeira revolução na saúde pública, que contribui para agilizar o resultado dos exames, com imagens em alta resolução e diagnósticos rápidos. A nova rede do Sedi traz o que há de mais moderno em tecnologia da informação em benefício da medicina e dos usuários do Sistema Único de Saúde", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Novos serviços

Nesta segunda-feira o AME Heliópolis inaugura também dois novos serviços de especialidades inéditos entre os ambulatórios já em funcionamento no Estado: o Programa de Atendimento Odontológico ao Paciente Especial e o Serviço de Medicina Nuclear.

O serviço de atendimento odontológico conta com uma equipe especializada de dentistas que vai atender pacientes com patologias crônicas, como aqueles que passam por tratamento de quimioterapia, diabéticos, pessoas que necessitam de anestesia geral para receber o atendimento (crianças ou portadores de deficiência mental) e pacientes que tomam medicação anticoagulante. 

A medicina nuclear, antes disponível apenas nos grandes hospitais da rede, utiliza um marcador (isótopo) para diagnosticar diversas alterações que podem indicar doenças graves como males coronarianos, deficiência renal e doenças ligadas à tireóide, por exemplo. 

O AME Heliópolis, inaugurado em dezembro de 2009, é o maior do Estado e faz parte de um novo modelo de atendimento da Secretaria de que reúne consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um só local, agilizando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Vinte e sete AMEs já foram entregues desde 2007.

Quando estiver operando em plena carga, o AME Heliópolis terá capacidade para realizar 416 mil consultas de especialidades e até 15,9 mil cirurgias por ano.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado