Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Ioga vira aliada contra hanseníase em SP

Técnica milenar, a Ioga está virando aliada no tratamento da hanseníase em São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde implantou projeto-piloto para a realização da atividade com pacientes do seu Centro de Referência Metropolitano para Hanseníase, na região central da cidade.

Nas tardes de sexta-feira, uma médica dermatologista com especialização em Ioga coordena um grupo de aproximadamente 10 pacientes, que realizam as atividades por uma hora. São pessoas com problemas mais graves causados pela hanseníase que tiveram complicações relacionadas ao tratamento ou à própria doença, como mãos em garrote, deformidades nos pés ou alterações de visão, entre outras.

Com a Ioga, os pacientes exercitam a concentração, respiração e o domínio corporal e emocional. Além disso, fazem alongamento para melhorar a musculatura e realizam técnicas de relaxamento para aliviar a dor.

"A hanseníase, em alguns casos, é altamente incapacitante. Por isso a Ioga tem ajudado na reabilitação desses pacientes e no resgate da auto-estima. Além disso, o convívio em grupo é importante para a troca de experiências de vida", afirma Carlos Tadeu Maraston Ferreira, diretor do centro de referência.

Mensalmente o centro atende cerca de 400 pacientes da capital e Grande São Paulo. A unidade é especializada em atendimento de casos mais complexos de hanseníase, que normalmente não são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde municipais, realizando, inclusive, trabalho de esclarecimento diagnóstico para casos de difícil detecção, além de curativos e distribuição de medicação específica. 

No total são 17 profissionais atuando no centro, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais. Além das aulas de Ioga, a unidade organizou um grupo de geração de renda, que ensina pacientes a confeccionarem artefatos como bijuteria e bordado para venda.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado