SP premia as idéias mais saudáveis

A Secretaria de Estado da Saúde entregou, em dezembro, Prêmio Idéia Saudável 2010. A cerimônia de entrega aconteceu na Casa das Caldeiras, zona oeste da Capital, e reconheceu as instituições que apresentaram as melhores iniciativas nas categorias Gestão de Recursos Humanos, Atendimento ao Cidadão e Organização do Serviço.

No total, foram inscritos 160 trabalhos de instituições de todo o Estado, que foram avaliados, com notas de zero a dez, nos quesitos Criatividade, Aplicabilidade, Impacto, Relevância e Custo/Benefício. O vencedor de cada categoria foi o que obteve maior média na nota final (veja lista abaixo).

Na categoria Gestão de Recursos Humanos, o grande vencedor foi o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital, com o case "Programa de Preparação para Aposentadoria". O Instituto oferece um curso com informações sobre atividade física, cuidados com a saúde, orçamento e planejamento doméstico para funcionários em processo de aposentadoria.

O Hospital Estadual do Itaim Paulista, na zona leste da capital, foi o primeiro colocado na categoria Atendimento ao Cidadão, com o case "Reabilitação Profissional". Pelo projeto, pacientes do setor de Saúde Mental da unidade recebem treinamento profissionalizante em outras áreas, como almoxarifado, manutenção e telefonia.

Em Organização de Serviço, o vencedor foi o Hospital Geral de Pirajussara, de Taboão da Serra, com o case "Atenção Integral ao Paciente Suicida: Modelo de Interface entre o Hospital e a Rede Referenciada", um modelo de assistência à saúde mental de pacientes após tentativa de suicídio, interligado à rede Caps (Centros de Atenção Psicossocial) dos municípios atendidos pelo hospital.

"A qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição foi surpreendente. É de extrema importância esta participação dos colabores para o desenvolvimento de idéias que aprimorem o atendimento na rede SUS", afirma Nilson Ferraz Paschoa, secretário de Estado da Saúde.

O Prêmio Idéia Saudável é uma iniciativa da Secretaria de Estado Saúde com o objetivo de reconhecer e apoiar projetos inovadores que tragam benefício aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), melhoria na qualidade da assistência prestada e melhor aproveitamento do dinheiro público.

Os três primeiros colocados em cada categoria do Prêmio Idéia Saudável

Gestão de Recursos Humanos

- Instituto de Infectologia Emílio Ribas
"Programa de Preparação para Aposentadoria"

- Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP
"Ressignificando os papéis profissionais: o teatro como facilitador das relações"

- Hospital Regional de Assis
"Cor é Luz"

Atendimento ao Cidadão

- Hospital Estadual do Itaim Paulista
"Reabilitação Profissional"

- Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti (Mogi das Cruzes)
"Um dia Feliz"

- Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Heliópolis.
"Assistência integral à pessoa com ostomia, uma realidade no AME Heliópolis"

Organização de Serviço

- Hospital Geral de Pirajussara (Taboão da Serra)

- Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Heliópolis