Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital de Transplantes realiza Simpósio de Hemofilia neste sábado

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo (antigo Hospital Brigadeiro), da Secretaria de Estado da Saúde, recebe neste sábado, 11 de dezembro, cerca de cem enfermeiros para um simpósio que visa alertar sobre a assistência especial aos doentes hemofílicos. As aulas serão ministradas por profissionais da própria unidade e pelos professores do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Hospital São Paulo, da Unifesp. 

Os alunos irão aprofundar seus conhecimentos relativos à doença, sintomas e fatores, e terão informações sobre como avaliar de maneira mais rápida as diversas formas de hemorragia. Como os enfermeiros são os primeiros profissionais a acolher e, posteriormente, cuidar dos pacientes hemofílicos, é fundamental que estejam preparados para prestar um atendimento personalizado e eficiente. 

A hemofilia é uma doença genética, ou seja, transmitida de pais para filhos e sem cura. Causa um distúrbio na coagulação que faz com que os doentes sangrem mais do que o normal, já que não possuem as proteínas responsáveis pelo estancamento. Quando um hemofílico chega a um hospital para tratar algum problema, é necessário um atendimento ágil e qualificado para evitar consequências decorrentes do sangramento excessivo, que ocorre na maioria das vezes internamente, como nos músculos e juntas. 

O Hospital de Transplantes é o maior centro de tratamento de hemofílicos em todo o Brasil. São mais de 800 pacientes cadastrados e tratados prioritariamente quando necessário. Além de contar com uma equipe de enfermagem altamente treinada para atender estes doentes, há também o acompanhamento médico constante com médicos hematologistas, dentistas e ortopedistas - este último especialista é igualmente fundamental, já que os sangramentos crônicos prejudicam as articulações e promovem dores e paralisações. 

O Simpósio acontece entre 8h e 13h. O Hospital de Transplantes do Estado fica na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2651, Jardim Paulista.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado