Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP ganha hemodiálise infantil

A Secretaria de Estado da Saúde entrega oficialmente nesta quarta-feira, 30 de setembro, um dos mais modernos centros de hemodiálise infantil do Estado de São Paulo. A nova ala fica no Hospital Infantil Darcy Vargas e atende exclusivamente crianças e adolescentes até 18 anos. O Governo do Estado investiu R$ 1,1 milhão na nova área de atendimento. 

A ala fica no primeiro andar do hospital e foi totalmente adaptada para atender os pequenos pacientes renais. A rede de atendimento conta com assistência psicoterapêutica e nutricional, além de cuidados das equipes de enfermagem e assistência social.

Além de contar com a companhia dos pais durante o processo de hemodiálise, as crianças recebem assistência educacional de uma equipe de professores da Secretaria Estadual de Educação para que não tenham seus estudos atrasados por conta do tempo que têm de passar em tratamento. 

O serviço de hemodiálise foi estruturado por meio de uma parceria com a Fundação Oswaldo Ramos, especializada em atender pacientes com doenças renais. A unidade tem capacidade para atender até 36 crianças por mês.

De acordo com a supervisora de Nefrologia da unidade, Natália Andrea da Cruz, o hospital pretende ampliar o atendimento gradualmente. O próximo passo será atender os pacientes de outros serviços de saúde no início do próximo ano. "O novo serviço é de extrema importância para garantir maior qualidade de vida às crianças em hemodiálise. Estamos trabalhando para que, em 2010, a unidade possa atender grande parte das crianças que necessitam de tratamento renal na cidade de São Paulo", afirma. 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado