Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde lança programa para tratar quem quer parar de fumar

Em mais um importante passo na política de prevenção aos males do cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde anuncia um novo programa para ampliar o tratamento das pessoas que pretendem parar de fumar. O plano prevê a capacitação de 3.000 equipes do Saúde da Família no período de um ano, espalhadas por todo o Estado. 

A capacitação será realizada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), unidade da Secretaria de Estado da Saúde com ampla experiência no tratamento de fumantes e no treinamento de profissionais da saúde. A parceria com o Programa Saúde da Família permitirá o tratamento de aproximadamente 720 mil pessoas por ano.

"Durante todo o processo da lei antifumo, percebemos a enorme adesão dos próprios fumantes. A lei não proíbe o cigarro, mas se mostrou um importante estímulo para quem quer parar de fumar. O vício, porém, é pesado, e muitas vezes exige ajuda especializada e o auxílio de medicamentos. Por isso, esse esforço concentrado", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

"É uma satisfação perceber que fumantes e não-fumantes se mostraram unidos no desejo de enfrentar os males do cigarro, sejam aqueles causados pelo fumo ativo, sejam os causados pelo fumo passivo", disse. 

O novo pacote representa uma importante ampliação do trabalho que o Cratod já realiza desde 2005, período em que capacitou cerca de 2000 profissionais da rede pública do Estado. "É fundamental que os profissionais estejam devidamente preparados para ajudar quem quer parar de fumar. Não basta a força de vontade de parar dos fumantes, e a de ajudar dos profissionais de saúde. É um processo que exige conhecimento técnico", afirma a diretora do Cratod, dra. Luizemir Lago.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado