Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Exigência feminina leva homens ao Ambulatório de Sexualidade do Hospital das Clínicas

As conquistas femininas das últimas décadas não se limitaram ao âmbito profissional. Levantamento feito pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, mostra que as novas exigências das mulheres também têm se voltado à vida pessoal e, principalmente, sexual. De acordo com o estudo, elas são as responsáveis por 30% da procura dos homens por tratamento no Ambulatório de Sexualidade do setor de Urologia do Instituto Central do HC.

Criado há quatro anos para atender, orientar e tratar todos problemas sexuais masculinos (orgânicos e psicológicos), o Ambulatório recebe cerca de 150 pacientes por mês, sendo que desse total 40% são novos. "Ao contrário do que se pode pensar, a maioria dos pacientes não quer se tornar um atleta sexual. A intenção é apenas satisfazer a ele e à mulher", informa o urologista e coordenador do Ambulatório, Joaquim Claro.

O problema mais comum tratado pelo grupo é a disfunção erétil (impotência), que representa 55% dos atendimentos. "Essa doença atinge grande parte dos pacientes com idade acima de 60 anos", explica o doutor. Segundo ele, a maioria dos casos, apesar de não ter cura, pode ser tratado. "A impotência, quando acomete os jovens, normalmente está relacionada a dificuldades psicológicas ou a adaptações pós-cirúrgicas", define.

Joaquim Claro destaca que, diferentemente das mulheres, é raro os homens sofrerem com problema de baixa autoestima na vida sexual. "Quando isso ocorre, são elas as principais motivadoras da insegurança masculina", aponta. De acordo com ele, quando o homem não sabe lidar com as críticas sexuais femininas ele pode entrar num ciclo de autodepreciação difícil de reverter.

O médico observa, ainda, que a forma do homem tratar esse assunto também vem mudando ao longo dos anos. "Antigamente, eles falavam ‘doutor, eu tenho um problema: tô meio fraco'. Hoje, já ouço frases como: ‘olha, não consigo transar direito' ou ‘não estou tendo prazer no sexo'. Isso é um avanço", finaliza.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado