Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Cafu e Fofão abrem as Olimpíadas do Hospital das Clínicas

Cerca de 600 atletas inscritos, mais de dez modalidades esportivas clássicas e um clima de integração saudável, típico dos jogos olímpicos. Nesse contexto, os funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, preparam-se para a festa de abertura das Olimpíadas HC 2009, a ser realizada nesta sexta-feira, dia 11, na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC).

O evento contará com a presença de atletas brasileiros consagrados, como o jogador de futebol Cafu e a jogadora de vôlei Fofão. Para o superintendente do HC, José Manoel de Camargo Teixeira, mais do que uma competição, a Olimpíada faz parte de um trabalho de promoção de saúde e de integração entre os funcionários do Complexo. "Além da saúde física e mental, os jogos proporcionam convívio social. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos nossos colaboradores", destaca.

Para participar dos jogos, todos os funcionários inscritos tiveram de passar por uma avaliação médica, no Serviço de Assistência Médica e Social ao Servidor (SAMSS) do HC. "É importante praticar esporte com total segurança", ressalta o superintendente.

A Olimpíada HC 2009 se estenderá durante os meses de setembro, outubro e novembro. Atletismo, natação, futebol, basquete, handebol, vôlei, tênis, tênis de mesa, judô e karatê estarão entre as modalidades esportivas definidas. Além disso, palestras sobre o valor dos esportes, oficinas de alongamento, relaxamento, yoga e tai chi chuan farão parte da programação. Quem não for atleta, portanto, também poderá participar.

Veteranos como o doutor Jorge Ishida, cirurgião plástico do Instituto Central do HC, já confirmaram presença. "Jogo basquete há 55 anos e adoro", diz. Competidor em vários campeonatos locais, nacionais e internacionais, Ishida acredita na importância de fazer exercício para se manter saudável. "O processo de envelhecimento mudou e 50 anos não é o fim da vida. Pessoas de 70 anos estão correndo e jogando e isso é maravilhoso", diz, acrescentando que fazer esporte também ajuda na recuperação de doenças.

A festa de abertura também contará com o desfile e juramento dos atletas, apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e sorteio de brindes. A maior parte dos jogos coletivos ocorrerá no Pacaembu. Já as competições individuais serão realizadas na AAAOC.

Mascote

Uma outra novidade foi o "Concurso para Criação do Mascote da Olimpíada 2009", aberto a qualquer funcionário vinculado ao Complexo e com o objetivo de incentivar a participação de todos na Olimpíada.

O vencedor foi o mascote "Hipokids", criado pelo auxiliar administrativo do Setor de Ginecologia do Instituto Central, Moacyr Eduardo da Silva Lopes. Em segundo lugar no concurso ficou o mascote "Cruzlimpio", desenhado pela atendente do Call Center do Incor, Elaine Corrêa Wohl.

Abertura da Olimpíada HC 2009
Data: Sexta-feira, dia 11 de setembro de 2009
Horário: 17 horas
Local: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) - Rua Artur de Azevedo, nº 1

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado