Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

10 mil idosos fraturam o fêmur anualmente em razão de quedas

Em 2008, cerca de 10 mil idosos foram internados somente no Estado de São Paulo devido a fraturas de fêmur em decorrência de uma queda, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. A avaliação é que cerca de 30% dos três milhões de idosos paulistas sofrem quedas ao menos uma vez por ano. Os números mostram os riscos aos quais os maiores de 60 anos estão expostos mesmo dentro de casa (veja dicas para evitar quedas abaixo).


Para os mais velhos, nenhum local é 100% seguro, mas há cuidados que podem ser tomados para evitar acidentes. Neste caso, vale a máxima de que prevenir é o melhor remédio. Em 2008, mais de 20 mil idosos foram internados no Estado de São Paulo em decorrência de quedas.

Nas próximas semanas, os Centros de Referência do Idoso, ligados à Secretaria, irão desenvolver atividades (veja relação abaixo) voltadas para o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, em 23 de junho. 

A Secretaria participará, em parceria com outras entidades, da Campanha Mundial de Prevenção de quedas de idosos que será realizada em 23 de junho, das 13h às 16h30, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - auditório). Diversas atividades e palestras serão apresentadas durante o evento. 

No Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, serão oferecidas atividades entre os dias 24 e 26. A partir das 9h, todos os presentes poderão participar de aulas de Lian Gong, atividade física realizada com bolas. Às 11h, eles serão submetidos a teste para avaliar o potencial de quedas. Um ônibus adaptado para pacientes com pouca mobilidade ficará exposto durante todo o dia para mostrar os benefícios de um veículo adaptado.

Na quinta-feira, 25, também será oferecido teste de quedas. A programação conta ainda com um work shop para esclarecer dúvidas sobre os melhores produtos para auxiliar na locomoção do idoso. Já na sexta-feira, 26, uma casa com obstáculos será montada para mostrar os riscos de tapetes, fios e outros objetos pela casa. Estas programações estarão disponíveis das 8h às 14h. Não é necessário cadastro prévio.

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (antigo CRI Leste) realiza um mutirão de prevenção de quedas no dia 23, das 8h às 11h. Será oferecido atendimento individualizado para maiores de 60 anos. Serão feitas avaliação de fatores de risco de queda, orientação e indicação de medidas preventivas.

Dando seqüência às atividades do dia mundial de prevenção de quedas, o IPGG realiza no dia 25, quinta-feira, das 9h às 15h, uma séria de atividades destinadas para profissionais que trabalham com idosos. As inscrições para o mutirão e para as atividades podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 19, das 8h às 17h pelos telefones (11) 2030-4073 ou 2030-4074.

Confira a programação do IPGG:

9h - Abertura oficial
9h15 às 10h - Palestra
10h às 10h15 - Exercício para prevenção de quedas
10h15 às 12h - Mesa redonda para discutir o trabalho de multiprofissionais na prevenção de quedas (psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educadores físicos, enfermagem, farmácia, médico, fonoaudiologia)
13h às 15h - Discussão de casos clínicos

Confira algumas dicas que podem ajudar dentro de casa para evitar quedas em idosos:

- aumente a luz em ambientes fechados
- utilize sapatos antiderrapantes
- evite ingestão de bebidas alcoólicas
- retire móveis da passagem
- evite deixar objetos em armários altos
- não suba em cadeiras ou bancos
- instale corrimões em escadas

Serviço:

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte fica na Rua Voluntários da Pátria, 4301 - Santana. O IPGG fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado