Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde vira preocupação de turistas

O cuidado preventivo com a saúde virou preocupação dos turistas de São Paulo que vão viajar para o exterior ou outras localidades do país. É o que aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base nos atendimentos realizados pelo Ambulatório de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ligado à pasta.

Entre 2000 e 2004 a média era de aproximadamente 11 pessoas atendidas por mês, passando para 40 em 2005 e chegando em 50 nos anos de 2007 e 2008. No ano passado foram realizados 603 atendimentos no ambulatório.

Os homens representam 52% do total de consultas, e a faixa etária principal é entre 30 e 49 anos, respondendo por 42,9% dos atendimentos realizados, seguida pelas pessoas de 20 a 29 anos, com 36,8%. A maioria, 57%, possui ensino superior completo.

A Europa é o destino de 41% dos viajantes que se consultam no Emílio Ribas. Já para 21% o destino são outras cidades e estados brasileiros, e em terceiro lugar vem a África, com 17% do total. Viajam a trabalho 44% dos consultados. Outros 32% pretendem viajar a passeio, e 14%, para estudar.

“É muito importante que os viajantes se informem sobre surtos e epidemias ao redor do mundo, buscando orientação especializada sobre vacinas e outras formas de prevenção. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse aspecto e por isso acabam indo ao médico antes de viajar”, afirma Tânia Chaves, responsável pelo ambulatório.

O serviço de Medicina do Viajante do Emílio Ribas é totalmente gratuito. A marcação de consultas pode ser feita pelo telefone (11) 3896-1366 ou pelo e-mail medviajante@emilioribas.sp.gov.br. Também é possível ter acesso a dicas gerais sobre saúde do viajante pelo link http://www.emilioribas.sp.gov.br/viajante.php.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado