Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Bares e restaurantes recebem 60% das multas nos primeiros dias da lei

Levantamento dos primeiros dias de vigência da lei antifumo aponta que os bares e restaurantes foram os estabelecimentos responsáveis pela maior parte das 50 autuações registradas. Foram 30 bares e restaurantes multados nesses primeiros dias. Em seguida, apareceram as casas noturnas, com 6 autuações, 12% do total. Em seguida surgem as padarias, que receberam 5 autuações. Também houve multa a supermercados, hotel e até drogaria.

Os locais fiscalizados que estavam de acordo com a lei representaram 98,7% do total. Nos três primeiros dias, foram fiscalizados 3.864 estabelecimentos em todo o Estado, com 50 autuações. Na capital paulista, foram 13 multas, num total de 1.558 locais fiscalizados. Desde a madrugada do dia 7 de agosto, ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo.

"Até pela quantidade de bares e restaurantes, eles acabaram recebendo o maior número de autuações. Mas as blitze não se restringiram a eles. As casas noturnas também foram multadas, assim como um hotel, padarias e até uma drogaria. Mas é importante ressaltar que, na sua imensa maioria, os estabelecimentos já se adequaram à lei antifumo", afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.

As blitze de fiscalização continuarão a ocorrer diariamente, em horários variados, incluindo as madrugadas. As ações são realizadas por agentes da Vigilância Sanitária e do Procon. Mesmo locais que já foram visitados pelos fiscais poderão ser alvo de nova inspeção. Em alguns casos, a inspeção pode ocorrer mais de uma vez no mesmo dia.

As ações de fiscalização da nova lei antifumo passaram a ser feitas também por agentes sem o colete com o logotipo da lei. No primeiro final de semana de vigência da norma, todas as ações no Estado foram realizadas por agentes com uniforme. A mudança vale apenas em bares, restaurantes e  grandes casas noturnas. No caso de condomínios e empresas, os agentes manterão o uniforme, além do documento de identificação.

Veja os tipos de estabelecimentos autuados:

Bares e restaurantes - 30
Casas noturnas - 6
Padarias - 5
Mercados - 4
Supermercados - 2
Hotel - 1
Concessionária - 1
Drogaria - 1

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado