SP lança plano estadual para atacar dengue no inverno

O governo do Estado de São Paulo lança nesta quarta-feira, 2 de julho, um plano estadual de combate à dengue durante os meses de inverno e primavera. O objetivo é aproveitar o período de baixa incidência da doença para adotar ações de prevenção e bloqueio em todo o Estado, protegendo os municípios para a época do verão e das chuvas.

A Campanha será focada em três eixos principais. O primeiro deles prevê o trabalho prioritário de equipes de combate ao vetor em 33 municípios considerados prioritários. O objetivo é realizar um trabalho especial para eliminar ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, evitando a proliferação de criadouros no próximo verão. A Secretaria ainda irá disponibilizar equipes especiais para "atacar" o mosquito adulto em cidades onde a transmissão da doença persistir mesmo durante o frio. Para essas ações serão adquiridos 60 novos atomizadores costais, 60 pulverizadores e 12 vans.

O segundo eixo da campanha será a contratação de um exército com 1,1 mil novos agentes para reforçar equipes municipais e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, em ações como controle de imóveis estratégicos, visita casa a casa, orientação da população e nebulização em bairros específicos.

A terceira etapa da campanha será mobilizar a população a contribuir com a campanha. Para isso serão distribuídos cerca de 6 milhões de panfletos e realizadas campanhas publicitárias em veículos de comunicação. Por meio de parceria com a Vivo, operadora de telefonia celular, a Secretaria irá enviar torpedos à população com mensagens de alerta sobre prevenção e combate à dengue. Haverá, ainda, capacitação de profissionais dos municípios para identificação precoce de casos e tratamento adequado de pacientes com dengue. O investimento da Secretaria para combate à dengue no segundo semestre será de aproximadamente R$ 20 milhões.

"Vamos aproveitar este momento de frio, em que o mosquito da dengue está fragilizado, para fazer uma verdadeira varredura no Estado, eliminando criadouros e interrompendo ciclos de transmissão. Com a imprescindível ajuda da população, esperamos vencer mais uma batalha contra a doença no próximo verão", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Com a execução do plano a Secretaria espera continuar controlando a dengue no Estado. Em relação ao ano passado, o número de casos já caiu 92,7% neste ano.

Publicado por Assessoria de Imprensa em