Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP vai ganhar o maior hospital infantil do País só para pacientes do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde investirá cerca de R$ 30 milhões na construção do Hospital da Criança, ligado ao Hospital de Base de São José do Rio Preto. A nova unidade infantil, que começa a ser construída em 30 dias,  ficará pronta em dois anos. Essa é a primeira unidade do tipo feita em São Paulo em 50 anos e será a maior unidade do País totalmente direcionada a pacientes do Sistema Único de Saúde. O governador José Serra participou da cerimônia de assinatura do contrato para início da obras no Hospital de Base de Rio Preto.

O último hospital voltado à pediatria construído pelo Estado foi o Hospital Infantil Cândido Fontoura, inaugurado em  setembro de 1958. As obras vão começar em 30 dias. 

Atualmente, a maior unidade de saúde destinada às crianças é o Hospital Pequeno Príncipe, no Paraná. Lá, são disponibilizados 224 leitos para o Sistema Único de Saúde.

O Hospital da Criança de São José do Rio Preto terá, ao todo, 15,8 mil m². Será composto por um edifício de 10 andares e um anexo com outros dois pavimentos. A unidade, que terá 255 leitos, será referência no atendimento infantil para 101 dos 645 municípios paulistas. Desse total, 87 serão destinados à Unidade de Terapia Intensiva neonatal e pediátrica. Os demais leitos serão destinados para internação (120 leitos),  maternidade e gestação de alto risco (31), além do berçário com 17 leitos.

O hospital também contará com um moderno pronto-socorro e um setor de pronto-atendimento totalmente equipado com aparelhos de raio-x, tomógrafo, sala para pequenas cirurgias, eletrocardiograma, eletroencefalograma e ultra-som. Já o centro obstétrico contará com quatro salas de parto e dois apartamentos para parto humanizado.

A construção do Hospital da Criança de São José do Rio Preto faz parte do plano da Secretaria de melhorar a assistência à criança no Estado de São Paulo que prevê a construção de outra unidade, em Ribeirão Preto, e a reforma e ampliação de hospitais infantis já existentes. "Estamos trabalhando de forma intensa na assistência médica para garantir o atendimento às mães e crianças. Com isso, vamos reduzir ainda mais a mortalidade intantil no Estado", afirma Barradas.

Em Ribeirão Preto, o Hospital da Criança, ligado ao Hospital das Clínicas local, contará com 16 mil m² e terá seis pavimentos e 217 leitos para atendimento de casos de alta complexidade. O hospital contará ainda com um Centro de Reabilitação, o único no interior do Estado com atendimento multidisciplinar para casos de recuperação ortopédica, neurológica, cardiocirculatória e pulmonar.

Já na Capital, a Secretaria está reformando o Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Zona Leste, cuja obra deve ser entregue em outubro deste ano e transformará a unidade na maior da capital, com 147 leitos. Para reformar e equipar a unidade, a Secretaria investiu R$ 24 milhões.

O Hospital de Base de Rio Preto fica na avenida Faria Lima, 5.554.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado