Referência em coração, Dante Pazzanese passa a transplantar fígado
O Dante contará com uma equipe de 12 profissionais médicos, além de enfermeiros e auxiliares, comandada pelo professor Sérgio Mies, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A instituição terá capacidade para realizar até 150 transplantes de fígado por ano, dos quais 75 com doador-cadáver, beneficiando diretamente os pacientes em lista de espera no Estado.
Além de transplantes de fígado, o Dante Pazzanese também realiza cirurgias de coração e rim. Neste ano foram feitos no hospital 11 transplantes de coração (quase o dobro do Incor, que fez seis transplantes) e outros 11 de rim.
"É uma grande conquista de São Paulo ter um aliado de peso como o Dante para transplantes de fígado. Trata-se de um grande hospital, com infra-estrutura de ponta e profissionais extremamente competentes, que certamente farão um ótimo trabalho", afirma o coordenador da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, Luiz Augusto Pereira.
No primeiro semestre deste ano foram realizados no Estado de São Paulo 143 transplantes de fígado com doador-cadáver. Em 2006, considerado o melhor ano em transplantes de órgãos e tecidos da história, foram 341 cirurgias de fígado de janeiro a dezembro, contra 295 em 2005.
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Doutor Dante Pazzanese, 500, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo.