Informe Eletrônico de Legislação em Saúde nº 22 - 31/01/2025
Legislação Federal
Portaria MS-GM nº 6.552, de 22/01/25 DOU de 31/12/24 p.79 - seção 1 – nº 22 - Dispõe sobre a instituição do Laboratório de Inovação do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde - DenaSUS.
Portaria MS-GM nº 6.556, de 22/01/25 DOU de 31/12/24 p.80 - seção 1 – nº 22 - Renova a qualificação da Central de Regulação das Urgências (CRU) e Unidades Móveis, destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), pertencente à Central de Regulação das Urgências (CRU) de Bragança Paulista e mantém os recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado de São Paulo e Municípios.
Portaria MS-GM nº 6.558, de 23/01/25 DOU de 31/12/24 p.80 - seção 1 – nº 22 - Divulga os montantes anuais alocados aos Estados, Distrito Federal e Municípios relativos ao Incentivo Financeiro às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle do Vírus da Imunodeficiência Humana e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/Aids), da Tuberculose, das Hepatites Virais e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, do Grupo de Vigilância em Saúde.
Portaria MS-GM nº 6.571, de 28/01/25 DOU de 31/12/24 p.98 - seção 1 – nº 22 - Revoga as propostas das Portarias de Habilitações dos componentes Construção, Ampliação e Reforma de Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Portaria MS-GM nº 6.581, de 29/01/25 DOU de 31/12/24 p.121 - seção 1 – nº 22 - Altera dispositivos do Capítulo IV-A do Título VI da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para modificar a forma de organização e estruturação do Programa Nacional de Genômica e Saúde Pública de Precisão - Genomas Brasil e para instituir a Câmara Técnica de Assessoramento do Programa.
Portaria MS-SAES nº 2.486, de 28/01/25 DOU de 31/12/24 p.129 - seção 1 – nº 22 - Concede renovação de autorização a estabelecimentos e equipes de saúde para retirada e transplante de órgãos.
Portaria MS-SESAI nº 177, de 27/01/25 DOU de 31/12/24 p.135 - seção 1 – nº 22 - Institui o Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de metodologia de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho da Saúde Indígena (PDFTSI) e dá outras providências.
Portaria MS-SESAI nº 181, de 30/01/25 DOU de 31/12/24 p.135 - seção 1 – nº 22 - Altera o Comitê de Resposta aos Eventos Extremos na Saúde Indígena, no âmbito da Secretaria de Saúde Indígena, atribuições, considerando a necessidade de estabelecer diretrizes e procedimentos para a gestão de situações relacionadas a eventos climáticos e meteorológicos extremos que impactem a saúde das populações indígenas.
Legislação Estadual
Deliberação CIB nº 11, de 30/01/25 DOE de 30/01/25 p.2 - seção 1 – Ed. Suplementar - nº 22 – Aprova o Plano Estadual de Redução de Filas do ESP do Programa Mais Acesso a Especialistas – Componente Cirurgias.
Súmula das Deliberação CES-SP, de 2025 DOE de 31/01/25 p. - seção 1 – nº 23 –
349ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo.
Portaria GDRH nº 1, de 2025 DOE de 31/01/25 p. - seção 1 – nº 23 – Dispõe sobre homologação do Plano de Curso Profissional de Nível Médio Especialização em Técnico em Hemodiálise.
Portaria DRS-XI nº 1, de 30/01/25 DOE de 31/01/25 p. - seção 1 – nº 23 – Habilitação dos Prestadores de Serviços no Âmbito do Programa Mais Acesso as Especialistas (PMAE).
OBSERVAÇÕES:
O Informe Eletrônico de Legislação em Saúde (IELS) é um serviço de disseminação seletiva de informação de legislação em saúde e áreas afins, elaborado a partir da publicação de atos normativos oficiais referentes aos Governos Federal, Estadual (São Paulo) e município de São Paulo, com o objetivo de divulgar diariamente esse conteúdo.
O Centro de Documentação, unidade cooperante da Biblioteca Virtual em Saúde Rede de Informação e Conhecimento, da SES/SP é responsável apenas pela elaboração e divulgação do IELS e não tem nenhuma responsabilidade sobre os conteúdos aqui divulgados, assim como não possui quaisquer informações adicionais às publicadas.
Dúvidas ou questionamentos, devem ser direcionados diretamente aos órgãos responsáveis pela emissão dos atos normativos.
Expediente:
Elaborado pelo Centro de Documentação/Biblioteca - BVS RIC da SES-SP
Seleção de Conteúdo e elaboração: Alessandra Valéria D’El Rei, Lílian Nunes Schiavon
E-mails de contato: iels@saude.sp.gov.br; ctd@saude.sp.gov.br
Telefones: (11) 3065-4701 / 3066-8117
Outras Opções de Acesso à Legislação
Base de Dados LEGSES-SP: http://tc-legis2.bvs.br (dados até 2017)
Base de Dados LEGSES-SP: https://ses.sp.bvs.br/leisref (dados a partir de 2018)
Para outras informações de legislação em saúde, acesse https://ses.sp.bvs.br/vhl/legislacao-em-saude/
Para acesso a outras fontes de informação em saúde, acesse a BVS Rede de Informação e Conhecimento