sobre SÍNDROME HEMOLÍTICO-URÊMICA (SHU)


SÍNDROME HEMOLÍTICO-URÊMICA (SHU)
CID 10: D59.3

 

Descrição da doença

A síndrome hemolítico-urêmica (SHU) é uma doença grave, caracterizada principalmente por início agudo com anemia hemolítica microangiopática, insuficiência renal e trombocitopenia. Tais sintomas podem ter ocorrência posterior ou não a episódio de diarreia, geralmente sanguinolenta. Embora sua ocorrência esteja relacionada a diversos determinantes, como formas hereditárias da doença, administração de medicamentos e patógenos variados, a infecção por Escherichia coli produtora de Shiga Toxina (STEC) consiste na principal causa de SHU.

Em geral a SHU pode acometer indivíduos de qualquer idade, entretanto as crianças são as mais atingidas e esta infecção consiste na primeira causa de insuficiência renal aguda na infância.

Trata-se de uma síndrome de importância em saúde pública, relacionada à transmissão alimentar, onde um caso pode ser considerado um surto em potencial. Por ser agravo de importância em saúde pública, é de notificação compulsória no estado de São Paulo, considerando-se o que estabelece o Código Sanitário do Estado de São Paulo promulgado através da Lei No 10.083, de 23 de setembro de 1998.

Tratamento

Pacientes com SHU demandam internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cuidados especializados que envolvem a área de nefrologia, hematologia, neurologia e outras, dependendo das complicações. Procedimentos de prevenção ou monitoramento da insuficiência renal aguda, da anemia e de outras complicações são necessários, com correções dos déficits de volume intravascular e dieta para manter o balanço calórico e minimizar o catabolismo.

A utilização de heparina parece beneficiar alguns casos e a diálise pode ser instituída para tratamento da uremia, para controle da sobrecarga de volume, de hipercalemia e da acidose refratária ao tratamento conservador. Alguns casos podem requer transfusão sanguínea.

A utilização de corticosteróides não tem sido de utilidade, assim como o uso de antibióticos. O uso de antidiarreicos deve ser evitado e pode até mesmo agravar a doença renal.

Definições de caso

Caso provável

- Doença aguda diagnosticada como SHU em criança hospitalizada dentro dos critérios de laboratório, porém que não tem antecedente de diarreia com ou sem sangue, nas três semanas anteriores; ou,

- Doença aguda diagnosticada como SHU em criança hospitalizada que apresenta um episódio de diarreia com ou sem sangue nas três semanas anteriores, dentro dos critérios de laboratório, mas sem que as alterações microangiopáticas estejam confirmadas.