sobre HEPATITES VIRAIS B e C


HEPATITES VIRAIS B e C
CID10: B18.1 (HEPATITE CRÔNICA B) ; B18.2 (HEPATITE CRÔNICA C)

 

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos.

As inflamações do fígado normalmente são causadas por vírus. Os vírus mais conhecidos são o A, o B, o C e o D (daí os nomes das hepatites).

As hepatites podem ser diferentes também na forma de transmissão e nos danos que causam à saúde.

Na maioria das vezes não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Em alguns casos, ocorrem fadiga, falta de apetite, náuseas, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas.

Quando crônicas algumas hepatites podem causar cirrose e até mesmo câncer de fígado em adultos. Os sintomas não são facilmente detectados e podem demorar muitos anos para se manifestar.

O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Esses testes estão disponíveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde.

Notificação

Para as hepatites B e C, no Estado de São Paulo, a notificação será feita em uma situação híbrida, pois os casos suspeitos só serão notificados quando tiverem um marcador sorológico reagente. Portanto, os casos notificados poderão ser confirmados ou descartados ao término da investigação.

Não serão notificados aqueles casos com AgHBs reagente isolado.

Definição de Caso

A vigilância epidemiológica trabalha com definições padronizadas para caso suspeito e confirmado da doença.

Hepatite pelo vírus B

Caso Suspeito

1. Suspeita clínica/bioquímica

1a - sintomático ictérico: indivíduo que desenvolveu icterícia subitamente (recente ou não, com ou sem sintomas como febre, mal estar, náuseas, vômitos, mialgia, colúria e acolia fecal; indivíduo que desenvolveu icterícia subitamente e evoluiu para óbito, sem outro diagnóstico etiológico confirmado.

1b - sintomático anictérico: indivíduo sem icterícia que apresente um ou mais sintomas como febre, mal estar, náusea, vômitos, mialgia e na investigação laboratorial apresente valor aumentado das aminotransferases.

1c – assintomático: Indivíduo exposto a uma fonte de infecção bem documentada (na hemodiálise, em acidente ocupacional com exposição percutânea ou de mucosas, por transfusão de sangue ou hemoderivados, procedimentos cirúrgicos ou odontológicos com instrumental contaminado, por uso de drogas endovenosas com compartilhamento de seringa ou agulha). Comunicante de caso confirmado de hepatite B, independente da forma clínico evolutiva do caso índice. Indivíduo com alteração de aminotransferase.

2 - Suspeito com marcador sorológico reagente:

2a - doador de sangue: Indivíduo assintomático doador de sangue, com um ou mais marcadores reagentes para hepatite pelo vírus B.

2b - indivíduo assintomático com marcador reagente para vírus B: Para todos estes casos devem ser realizados os exames sorológicos indicados para triagem.

Hepatite pelo vírus C

Caso suspeito

1. Suspeita clínica/bioquímica

1a - sintomático ictérico: Indivíduo que desenvolveu icterícia subitamente (recente ou não), com ou sem sintomas como febre, mal estar, náuseas, vômitos, mialgia, colúria e acolia fecal. Indivíduo que desenvolveu icterícia subitamente e evoluiu para óbito, sem outro diagnóstico etiológico confirmado.

1b - sintomático anictérico: Indivíduo sem icterícia, que apresente um ou mais sintomas como febre, mal estar, náusea, vômitos, mialgia e na investigação laboratorial apresente valor aumentado das aminotransferases.

1c – assintomático: Indivíduo exposto a uma fonte de infecção bem documentada (hemodiálise, acidente ocupacional com exposição percutânea ou de mucosas, transfusão de sangue ou hemoderivados, procedimentos cirúrgicos ou odontológicos com instrumental contaminado). Comunicante de caso confirmado de hepatite C, independente da forma clínico evolutiva do caso índice. Indivíduo com alteração de aminotransferase.

2. Suspeito com marcador sorológico reagente:

2 a - doador de sangue: Indivíduo assintomático doador de sangue com marcador reagente para hepatite pelo vírus C.

2 b - indivíduo assintomático com marcador reagente para o vírus C: Para todos estes casos devem ser realizados os exames sorológicos indicados para triagem.

Manifestações Clínicas

Após entrar em contato com o vírus, o indivíduo desenvolve a forma aguda da doença, que pode ser sintomática, geralmente, oligossintomática, ou assintomática. O quadro agudo é inespecífico, pode ocorrer com qualquer um dos agentes virais e também nas hepatites agudas não infecciosas, como na hepatite medicamentosa. A fase aguda tem um período limitado em 06 meses. As hepatites B e C podem evoluir para a forma crônica, devido à persistência do vírus após esse período, que também pode cursar de forma oligossintomática, sintomática ou assintomática. As hepatites A e E não evoluem para as formas crônicas.

Tratamento:

O tratamento para as hepatites B e C está disponível nos seguintes protocolos:

Hepatite B: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções. Ministério da Saúde. Brasília, 2009.

Hepatite C: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral C e Coinfecções. Ministério da Saúde. Brasília, 2011.