sobre acidentes por animais peçonhentos


ACIDENTES POR LONOMIA E OUTRAS LAGARTAS (ERUCISMO)
CID 10:X20 e X

Descrição

Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação de toxinas que podem determinar alterações locais e, nos envenenamentos pelo gênero Lonomia, manifestações sistêmicas.

 

Agentes causais

São considerados de importância para saúde pública os acidentes causados por insetos pertencentes à ordem Lepidoptera na sua forma larvária. Popularmente conhecida como taturana, oruga, lagarta-de-fogo, apresentam grande variedade morfológica. As principais famílias de lepidópteros causadoras de acidentes são Megalopygidae e Saturnidae.

Manifestações Clínicas

O quadro local é indistinguível e se caracteriza por dor imediata em queimação, irradiada para o membro, com área de eritema e edema na região do contato; eventualmente, podem-se evidenciar lesões puntiformes eritematosas nos pontos de inoculação das cerdas. Adenomegalia regional dolorosa é comumente referida. Embora raro, pode haver evolução com bolhas e necrose cutânea superficial. Os sintomas normalmente regridem em 24 horas, sem maiores complicações. As manifestações sistêmicas somente são observadas nos acidentes por Lonomia, instalando-se algumas horas após o acidente, mesmo após a regressão do quadro local.

Tratamento

Para o quadro local, o tratamento é sintomático com compressas frias ou geladas, analgésicos e infiltração local com anestésico do tipo lidocaína 2%. Na presença de sangramento e/ou distúrbio na coagulação, o soro antilonômico deve ser administrado de acordo com a intensidade e gravidade das manifestações hemorrágicas.

Acidentes por outras aranhas

Todas as aranhas, com exceção de algumas espécies, apresentam glândulas de veneno e ferrões inoculadores, podendo causar acidentes, porém de menor gravidade.

Embora vários gêneros e espécies de aranhas Mygalomorphae (aranhas caranguejeiras) ocorram no Brasil, não há registros de acidentes graves por esses animais em nosso meio

As picadas por aranhas do gênero Lycosa, popularmente conhecidas no Brasil como aranha-de-grama, aranha-de-jardim, aranha-de-piscina e tarântula, são freqüentes, porém não se revestem de importância médica.

As espécies mais comuns são L. erythrognatha e L. sericovitata.