sobre acidentes por animais peçonhentos


ACIDENTES POR formigas
CID 10

formigas

INTRODUÇÃO

As formigas são himenópteros pertencentes à família Formicoidea. Os acidentes por ferroadas ou picadas de formigas fazem parte do cotidiano do brasileiro, principalmente do habitante de zonas rurais, onde fêmeas aladas do gênero Atta (saúvas) são consideradas um refinado alimento. As subfamílias de importância médica são três, distribuídas por todo o país.

a) Subfamília Ponerinae: o gênero Paraponera é o mais importante. São formigas de grande envergadura, podendo atingir vários centímetros de comprimento, apresentando coloração escura e que vivem solitárias ou em pares em madeiras apodrecidas, troncos caídos, etc.

b) Subfamília Dorilinea: o gênero Eciton engloba as formigas-de correição, que se locomovem pelas selvas da Amazônia aos milhares de indivíduos, predando e devorando pequenos seres vivos. Outro gênero tem importância no Brasil: as formigas saúvas, que podem causar lesões com as mandíbulas, pertencem ao gênero Atta.

c) Subfamília Myrmicinae: compreende as formigas lavapés, do gênero Solenopsis, amplamente distribuídas pelo país. A formiga lavapés preta (Solenopsis richteri) é originária dos pampas do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, enquanto que a formiga lavapés vermelha (Solenopsis invicta) tem sua origem no Pantanal mato-grossense, embora hoje esteja disseminada por toda a região Sudeste. Esta última foi acidentalmente introduzida nos Estados Unidos e colonizou mais da metade do país em menos de 30 anos, a partir do Estado de Louisiana. Estas formigas são carnívoras, predando insetos, ovos e filhotes de pássaros e de pequenos mamíferos. Além disso, tem potencial de provocar envenenamentos e reações alérgicas, podendo ser consideradas como sendo do mais importante gênero ligado a acidentes no Brasil.

AÇÕES DOS VENENOS

QUADRO CLÍNICO

a) Gênero Paraponera: as formigas tocandira, A dor, profunda, ganha progressivamente todo o membro, cerca de 12 horas após atinge o máximo grau e assim permanece, colossal, por 24 a 48 horas. Surgem adenites, a vítima empalidece, a pulsação cardíaca sobe a cem batimentos por minuto, a temperatura axila ascende sempre a 37,5-38oC. Aparecem calafrios e vômitos. Pode ainda existir reações urticarianas no ponto da picada.

b) Gêneros Eciton e Atta: as picadas de formigas-de correição (Eciton) são moderadamente dolorosas e não existem estudos sobre o acidente. As saúvas (Atta) não apresentam veneno, mas ocasionalmente podem cortar ou lacerar a pele humana com as mandíbulas.

c) Gênero Solenopsis: A dor em queimação é o principal sintoma do acidente. No ponto da picada forma-se imediatamente uma pápula eritematosa, urticada, extremamente pruriginosa, que em cerca de 24 horas, devido à reação inflamatória local dará lugar a uma pústula estéril. Os acidentes com picadas múltiplas causam quadros pustulosos importantes, que podem ser confundidos com outras doenças dermatológicas.

COMPLICAÇÕES

As picadas de formigas podem ser agravadas pelo desenvolvimento de infecção secundária no local e por reações alérgicas diversas, de maior ou menor gravidade.

EXAMES LABORATORIAIS

Não existem exames laboratoriais empregados no diagnóstico dos acidentes.

TRATAMENTO

HIMENÓPTEROS

A ordem Hymenoptera compreende mais de 115.000 espécies conhecidas, mas acredita-se que existam muitas ainda não descritas, podendo o número total chegar a 300.000. Os insetos desta ordem apresentam, dentre outras características, dois pares de asas membranosas (daí o nome Hymenoptera), as posteriores sempre menores que as anteriores.

Os himenópteros estão tradicionalmente divididos em duas subordens: Symphyta e Apocrita. É nesta última que se encontra a divisão Aculeata, que agrupa os insetos com ferrões verdadeiros, ou seja, possuidores de um aparelho inoculador de veneno, derivado de um ovopositor modificado (o que explica porque apenas as fêmeas ferroam), capazes de causar acidentes de importância médica. Pertencem a este grupo os insetos comumente conhecidos como vespas, abelhas e formigas. Esses insetos são potencialmente perigosos, podendo causar acidentes graves e morte, tanto por choque anafilático em decorrência de uma única picada em pacientes com hipersensibilidade aos seus venenos, como também por envenenamentos maciços decorrentes de múltiplas picadas.

Consultar a íntegra do documento.