sobre chikungunya


chikungunya
CID 10: a92.0

A arbovirose chikungunya é marcada por febre de início súbito, rash e intenso acometimento articular. Na língua makonde, significa “aquele que se dobra” em referência à postura antálgica assumida pelas pessoas afetadas. Sua fácil disseminação, aliada ao considerável potencial de cronificação, torna o chikungunya um dos vírus emergentes de maior impacto em termos de saúde pública atualmente, sobretudo para regiões de clima subtropical e tropical, como o Brasil.

Caracteriza-se por início súbito de febre alta, geralmente acima de 38,5ºC, e dor articular intensa e incapacitante. A artralgia costuma ser simétrica, acometendo sobretudo falanges, tornozelos e pulsos, embora grandes articulações, como joelhos, ombros e coluna também possam ser afetadas. A dor, de tão marcante, além de ter originado o nome da doença, por vezes contribui na diferenciação com a dengue. Geralmente o paciente consegue definir claramente quais são as articulações afetadas. Outros sinais e sintomas podem incluir cefaleia, dorsalgia, mialgia, náuseas, vômitos, poliartrite, rash maculopapular, eritematoso e pruriginoso e conjuntivite. Entre as manifestações atípicas estão quadros neurológicos como meningoencefalite, mielite, paralisia facial, Guillain-Barré, além de lesões cutâneas bolhosas e hiperpigmentação da pele. Fenômenos hemorrágicos, uveíte, retinite, miocardite, hepatite e nefrite são ainda mais raros.

A fase febril da doença dura entre 3 e 10 dias. O rash, que se inicia entre o segundo e o quinto dia, também pode se manter até 10 dias. A maioria dos pacientes melhora depois de 7 a 10 dias, encerrando-se a fase aguda. Alguns indivíduos podem apresentar dores articulares por meses ou anos, sendo que uma proporção variável de casos evolui com as formas subaguda ou crônica do chikungunya.

Não há tratamento antiviral específico para o vírus chikungunya, sendo recomendado o uso de sintomáticos como dipirona, paracetamol ou opioides. A reidratação deve ser adequada aos achados do exame físico e o aumento da ingesta de líquidos é importante na prevenção de desidratação. A utilização de AINE pode reduzir o componente articular da doença, no entanto só deve ocorrer após o diagnóstico de dengue ter sido descartado, sob o risco de ocasionar quadros graves e óbitos. AAS deve ser evitado pela possibilidade de desencadeamento da síndrome de Reye, sobretudo em menores de 12 anos. Embora seja esperado que haja remissão completa dos sinais e sintomas em até 10 dias, a persistência de quadros articulares dolorosos, incluindo poliartrites, tenossinovite e síndrome de Raynaud, pode suceder a esse período. A fase crônica, assim denominada após 3 meses de sintomatologia, com duração de meses a um ou mais anos, deve ser tratada com AINE, corticosteroides orais ou intrarticulares e fisioterapia. Nesse período também podem ser observados transtornos do humor.

Definições de casos

Caso suspeito

Paciente com febre de início súbito maior que 38,5ºC e artralgia ou artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

Caso confirmado

É todo caso suspeito de chikungunya confirmado laboratorialmente (sorologia IgM/IgG,  isolamento viral, PCR). Após a caracterização da transmissão sustentada do vírus, a confirmação dos casos deverá ser realizada por critério clínico-epidemiológico.

Óbito por chikungunya

Serão considerados óbitos suspeitos de chikungunya aqueles que cumpram os critérios de definição de caso suspeito e que tenham morrido como consequência de chikungunya. Assim, todos os suspeitos de chikungunya cuja doença tenha iniciado a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziu diretamente à morte, ou seja, tenham chikungunya como causa básica do óbito, deverão, por conseguinte, ser considerados óbitos suspeitos de chikungunya.

Suspeitos de chikungunya com comorbidades que evoluírem para óbito durante o curso da doença devem ser considerados suspeitos de óbito por chikungunya. A classificação independe do tempo de evolução da doença ou da duração de sua fase aguda.

Todos os óbitos suspeitos de chikungunya devem ser investigados conforme protocolo vigente. A confirmação dos óbitos por chikungunya será feita mediante os resultados da investigação e da realização de exames específicos, utilizando, portanto, o critério laboratorial.

Caso descartado

Todo caso suspeito de chikungunya que possui um ou mais dos seguintes critérios: