Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

Gerenciamento Gerontológico do Cuidado (GGC)

      GGC - Programa inovador de Assistência à Saúde do Idoso nasceu da somatória de esforços de diversas áreas do Instituto e foi implantado em setembro de 2010 no IPGG, em resposta à grande demanda de idosos com doenças crônicas que procuram o serviço.

    O objetivo é prestar Assistência ao Idoso, oferecendo consultas organizadas pela equipe Administrativa, com atendimento de equipe mínima de Médico e Enfermagem, visando o melhor convívio com suas doenças crônicas, baseando-se em uma participação do paciente de forma ativa no seu tratamento.

    Gerenciamento do Caso – A equipe técnica que assiste o paciente é fixa, fortalecendo o vínculo paciente- profissional de saúde.  Em casos de intercorrências estarão mais aptos a atuarem de forma mais eficaz.

   Gerenciamento do Cuidado – O Instituto disponibiliza automaticamente através de equipe Administrativa e Regulação, 4 (quatro) consultas no ano, pré-agendadas com periodicidade trimestral, a todos os pacientes do Programa GGC. As consultas são confirmadas através de contato telefônico um dia antes.

    Gerenciamento das Doenças - Todos os pacientes são avaliados quanto aos seus problemas de saúde. A agenda de atendimento é organizada a partir das patologias, de forma que os pacientes vêm em datas que tem atendimento referente à sua patologia mais importante, por exemplo: Diabéticos Insulino Dependentes, Dor Crônica ou Déficit Cognitivo entre outros. Todos os pacientes passam em consulta médica individual. A temática permite que a Enfermagem atue na Educação em Saúde orientando e promovendo discussões entre os pacientes sobre as queixas apresentadas e problemas comuns.

   Os pacientes são avaliados na entrada, em consulta individual de Enfermagem e Médica, e de acordo com critérios clínico, funcional, social e mental, será determinando em equipe as prioridades de tratamento e a data de consulta do paciente.

    Atualmente o Programa conta com 94 blocos de atendimento com capacidade de 10 pacientes. O ingresso no GGC é opcional, com aproximadamente 98% de adesão, com índice de faltas às consultas de 7% no ano.

Prêmio Mário Covas

IPGG foi um dos vencedores na 8ª edição do Prêmio Mário Covas (2012) na categoria "Inovação em Gestão Estadual" com o Gerenciamento Gerontológico do Cuidado (GGC).

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado