Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

ATIVIDADE FÍSICA

A Política Nacional da Pessoa Idosa considera que o “conceito de saúde para os indivíduos idosos se traduz mais pela sua condição de autonomia e independência que pela presença ou ausência de doença orgânica.” (BRASIL, 2006).

Os benefícios dos idosos ao participarem de grupos de convivência possibilitam minimizar depressão, riscos causados pelo isolamento social e auxilia ainda, na melhoria da qualidade de vida dos participantes, tornando-os ativos.

Através das oficinas de Atividade física oferecidas na Convivência do IPGG é possível melhorar as funcionalidades físicas do idoso, contribuindo para execução das Atividades da Vida Diária (AVDs) além da socialização.

Nossos grupos de atividade física são realizados por profissionais de Educação Física, com especialização em Exercícios para a Terceira Idade e devidamente inscritos no Conselho de sua Profissão (CREF). Somente serão encaminhados aos grupos após liberados para atividade mediante Atestado Médico (datado, carimbado e assinado) e realizarem avaliação física com os profissionais. Na avaliação é possível conhecer o idoso de forma geral, seus gostos e suas comorbidades, possibilitando o encaminhamento para o grupo que melhor irá atender suas necessidades dentro de suas limitações. São aplicados testes de força, equilíbrio, flexibilidade e medidas antropométricas.

No momento contamos com:

  • Grupo de Alongamento - 1 vez na semana e duração de 1 hora

  • Grupo de Manutenção Leve - 1 vez na semana e duração de 1 hora

  • Grupo de Manutenção Moderada - 1 vez na semana e duração de 1 hora

  • Grupo de Dança Sênior Brasil (em pé) - 1 vez na semana e duração de 1 hora O grupo de Dança Sênior participa das comemorações internas com apresentação das coreografias.

  • Apresentação do Grupo no Evento do Dia das Mães-2023

O Protocolo para os grupos com Atividade Física do Centro de Referência do Idoso foi elaborado com objetivo de promoção da saúde com foco em melhorar a qualidade de vida, diminuindo o sedentarismo e o isolamento social, e como consequência melhora da capacidade funcional. Outro ponto importante é minimizar outros riscos à saúde, sendo pela suas comorbidades já existentes ou execução de exercícios não apropriados para sua condição física.

Cuidados especiais:

  • Atestado médico
  • Cadastro com carteirinha
  • Avaliação física

Início do grupo:

  • 1ª aula: grupo informativo – (Vestimenta, hidratação, assiduidade...)
  • 2ª aula: grupo educativo – Cuidados com a pressão arterial e diabetes (aula de auto aferição da PA) - Idosos hipertensos são convidados a participarem do Grupo de Prevenção Cardiovascular –

Para saber mais sobre o Grupo Cardiovascular - clique aqui

Para saber mais sobre o Grupo Educativo - clique aqui

  • Apresentar o registro do controle da pressão arterial da semana no início da atividade.
  • Última aula é realizada a reavaliação física.

 

Devido à grande procura pela qualidade dos nossos serviços, os grupos têm duração de   3 meses, com no máximo 30 participantes (para um melhor acompanhamento do profissional durante as aulas) e ao final são reavaliados, podendo permanecer, ou serem redirecionados a outro grupo com maior ou menor intensidade, ou ainda encaminhados para a rede.

Os grupos educativos são realizados por profissional Especializado em Saúde Pública e Educação em Diabetes.
Para maiores informações ligar nos telefones 2030 - 4083 / 2030 – 4087, ou pessoalmente no 3º andar do Instituto, nas salas 03 e 04.

E-mail: ipgg-convivencia@saude.sp.gov.br

 

Bibliografia:

BRASIL (a). Ministério da Saúde. Portaria nº 2528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2006.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado