Instituto Pasteur

A A A Tamanho do texto

Instituto Pasteur assessora municípios na Campanha contra a raiva e alerta para acidentes com morcegos

 

 

A raiva é uma doença fatal, transmitida por um vírus presente na saliva de animais doentes. Qualquer mamífero, principalmente cães, gatos e morcegos, infectado pelo vírus, pode transmitir raiva pelo simples contato com a saliva ou mordedura.

A única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é por meio da vacina. O Instituto Pasteur, órgão de referência em raiva no Estado de São Paulo, distribui vacinas e outros insumos aos municípios paulistas para a realização das campanhas de vacinação contra raiva de cães e gatos, segundo calendário definido localmente.

O Instituto Pasteur assessora tecnicamente os municípios para o sucesso das campanhas, no sentido de serem atingidas altas e homogêneas coberturas vacinais

No estado de São Paulo não são registrados casos de raiva em cães e gatos, por variante canina, desde 1998, no entanto o Instituto Pasteur alerta que o morcego atualmente é a espécie mais preocupante para transmissão da doença, e orienta a população para:

  • Nunca tocar nesse animal e nem tentar captura-lo;
  • No caso de encontrar morcego caído (morto ou vivo), entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou outro órgão responsável pelo controle de zoonoses que irá recolher o animal e enviar para exames laboratoriais de raiva.

Em caso de sofrer mordida ou mesmo ser arranhado por morcego:

  • lave o local com bastante água e sabão;
  • não mate nem jogue fora o animal;
  • procure imediatamente orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima e/ou Unidades que realizam a profilaxia da raiva humana;
  • Entre em contato com o órgão de controle de zoonoses de seu município, para identificação da espécie e diagnóstico laboratorial.

Importante: morcegos são animais silvestres protegidos por legislação, por isso não devem ser capturados e mortos pela população. Eles realizam importante trabalho ecológico no processo de polinização, dispersão de sementes e redução de pragas de insetos.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado