brasão governo do estado de são paulo

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Especialização na Área de Vigilância Laboratorial da Raiva

Especialização na Área de Vigilância Laboratorial da Raiva
O Instituto Pasteur, tornou-se Unidade Didática do Centro Formador de Recursos Humanos para o SUS/SP "Dr. Antonio Guilherme de Souza", e o curso "Vigilância laboratorial da Raiva", do Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde - PAP, foi reconhecido como Especialização pelo Parecer 382/17 do Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - CEE/SEE/SP, decisão publicada em Diário Oficial do Poder Executivo - Seção I, página 27, de 24 de agosto de 2017.
O PAP é um programa criado pelo Decreto Estadual nº 13.919, de 11/9/1979, destinado prioritariamente a recém-graduados de diferentes cursos superiores, principalmente os da área da saúde, exceto Medicina, tendo em vista capacitá-los ao exercício profissional por meio do treinamento em serviço sob supervisão de profissional qualificado, em Instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e administrados pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde (CRH-SES) do Estado de São Paulo.
Justificativa do curso de Especialização:
Considerando a importância do diagnóstico laboratorial na vigilância epidemiológica e na decisão de tratamento da doença, a formação de profissionais capazes de uma avaliação crítica na interpretação dos resultados dos métodos de diagnóstico existentes é fundamental.
Objetivos
Objetivo Geral do Curso: Especializar os conhecimentos em Vigilância Laboratorial da Raiva inseridos no Programa Estadual de Controle da Raiva
Objetivos específicos do Curso são:

  • Capacitar os alunos a discutir os princípios dos diferentes métodos para o diagnóstico laboratorial da raiva;
  • Conhecer os conceitos fundamentais do diagnóstico laboratorial de agentes virais.
  • Analisar criticamente os diferentes métodos, permitindo a compreensão de suas vantagens, limitações e real aplicabilidade em diferentes situações.

Perfil profissional de conclusão de curso: Visando as competências para a área da saúde, o profissional formado no curso será capaz de atuar na vigilância laboratorial da Raiva, gerenciar e executar as atividades padronizadas de laboratório de diagnóstico virológico, sorológico e molecular. Poderá colaborar em equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias relacionadas ao diagnóstico e pesquisa da raiva.
Ao concluir o curso o profissional será capacitado a atuar nas seguintes áreas:

  • Cultura celular
  • Experimentação animal
  • Virologia
  • Imunologia.

A seleção é anual e as inscrições para o processo seletivo geralmente ocorrem no período de outubro a dezembro. Veja a Divulgação e Edital