Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Políticas Públicas de Saúde Mental em Guarulhos é tema de defesa de mestrado no IS

02 de março de 2018

 

No dia 09 de março, a aluna Helena Saroni defenderá a dissertação “Políticas Públicas de Saúde Mental em Guarulhos: uma perspectiva histórica”, com a orientação da professora Dra. Tereza Etsuko da Costa Rosa.

 

 

Em sua experiência profissional, a pós-graduanda tinha identificado que não havia a sistematização e a análise da história da saúde mental em Guarulhos. Por isso, decidiu analisar as Políticas Públicas e os modelos de assistência utilizados na região, desde o início do século XX até o ano de 2016, revisitando a História da Loucura. Os objetivos da pesquisa foram a descrição histórica e a contextualização das políticas públicas implementadas em relação à atualidade.

 

Foram realizadas 27 entrevistas com pessoas chave para o entendimento da Política de Saúde Mental em Guarulhos. Adicionalmente foi realizada a análise de documentos históricos, encontrados em acervos municipais e estaduais, bem como do arquivo pessoal da pesquisadora.

 

 

A análise identificou quatro modelos de assistência, coexistindo ou não, no município durante o período estudado. Foi uma primeira análise que, segundo a pesquisadora, deve ser aprofundada.

 

 

Helena Saroni afirma que os resultados obtidos ajudam a identificar avanços e retrocessos na área da saúde mental, fortalecendo o planejamento para futuras políticas, dentro ou fora de Guarulhos

 

 

“Esperamos que esta primeira análise contribua para a construção ou (re)afirmação de Políticas Públicas em saúde mental calcadas nos princípios da Reforma Psiquiátrica, com a qualificação do cuidado à população e que, em última instância, fortaleça o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde neste município”, conclui a pesquisadora.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado