Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

IS realiza CurSUS sobre Saúde Mental na Grande São Paulo

Neste mês de setembro, o Instituto de Saúde inicia o CurSUS “Formação de Apoiadores em Saúde Mental na Atenção Básica”, coordenado pelas pesquisadoras do IS, Maria Beatriz de Miranda Matias e Ligia Rivero Pupo. A primeira aula será realizada no dia 13, seguida de mais quatro encontros presenciais, todos no município de Franco da Rocha.

 

O curso tem como objetivo formar trabalhadores dos cinco municípios que compõem a CIR Franco da Rocha (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã) como Apoiadores de Saúde Mental para os serviços da Atenção Básica.

 

Segundo Maria Beatriz, pretende-se provocar a reflexão sobre o processo de trabalho em saúde e em saúde mental, ferramentas de cuidado, redes de saúde e a rede de atenção psicossocial (municipal e regional), para que sejam aplicados em seus municípios e locais de trabalho.

 

Devido à importância de constituir profissionais como Apoiadores em Saúde Mental, o Departamento Regional de Saúde (DRS) decidiu que o curso também será aplicado em modalidade semipresencial (EAD) pela Plataforma Moodle, para que os participantes possam compartilhar o conhecimento adquirido com os outros colegas de trabalho e discutir sobre os processos de trabalho em saúde.

 

Desta forma, após a realização das primeiras aulas em modalidade presencial, os trabalhadores introduzirão essa discussão na Rede de Atenção Básica em seus municípios. Serão orientados por profissionais do IS, do DRS e de profissionais selecionados, que são chamados de facilitadores.

 

A realização da modalidade semipresencial está sendo desenvolvida por meio de uma parceria com o CEFOR/SP, que está construindo as salas virtuais de discussão. A utilização da plataforma será feita desde o início do curso, para que os profissionais possam se familiarizar. A formação possui carga horária de 40 horas presenciais e 96 horas semipresenciais.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado