Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Estudo sobre a percepção dos profissionais da AB sobre a Integralidade é tema de dissertação de Mestrado no IS

26 de fevereiro de 2018

 

No dia 28 de fevereiro a aluna Renata Cristina Ventura Mascarelle defenderá sua dissertação sobre “As Redes de Atenção à Saúde e a Percepção dos Profissionais da Atenção Básica sobre a Integralidade”, desenvolvida sob orientação da professora Dra. Sonia Venâncio, vice-diretora do Instituto de Saúde.

 

O objetivo foi analisar a percepção dos profissionais da Atenção Básica quanto ao princípio da Integralidade e Redes de Atenção à Saúde, aos elementos de práticas de cuidado, organização dos serviços e políticas de saúde.

 

A análise foi feita por meio de uma pesquisa exploratória com grupos formados por profissionais da área, na dimensão individual e organizacional da integralidade, no contexto da implantação das Redes de Atenção.

 

“É valido reconsiderar o método de planejar as ações no SUS, envolvendo junto do nível macro, o micro, com o desenvolvimento de intervenções que tenham significado na necessidade de saúde da população”, comenta Renata.

 

Foi possível identificar na pesquisa os grandes desafios referentes à organização e desenvolvimento da política de saúde, e os esforços que os profissionais da atenção básica despendem para persistir a integralidade.

 

A aluna conclui dizendo que o estudo foi uma avaliação, que aponta as possibilidades de avanço no município quanto ao princípio integralidade e maior efetivação das Redes de Atenção à Saúde, aperfeiçoando suas políticas públicas a partir da possibilidade de redirecionamento das práticas profissionais e subsidiando o planejamento de novas formas de organização.

 

Sua defesa será na sala de aula do 5º andar, às 14h00.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado