Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Dissertação sobre aleitamento materno será defendida no IS na próxima quarta

06 de março de 2018

 

Mariana Santos Barreto, aluna do Mestrado Profissional do Instituto de Saúde, apresentará seu “Estudo avaliativo antes, durante e após a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” no dia 07 de março de 2018. Foi desenvolvido com orientação da Professora Dra. Silvia Regina Dias M. Saldiva.

 

O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) em Unidades de Saúde de Itapevi, a fim de promover o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável.

 

Foram quatro meses de coletas de dados, por meio de questionários e entrevistas com 85 profissionais e 48 mães de menores de dois anos. Os indicadores anteriores e posteriores à implantação da EAAB também foram analisados.

 

De acordo com a aluna, a intervenção possibilitou uma aproximação real à Educação Permanente em Saúde. Mesmo com várias limitações e dificuldades, houve um excelente envolvimento dos profissionais de saúde nas oficinas e encontros, melhora na compreensão da importância do aconselhamento em aleitamento materno e alimentação saudável, e aumento nos registros de dados em fichas do e-SUS.

 

O objetivo da mestranda é que a Estratégia seja permanente. “A EAAB é promissora; pode e deve ser implantada e implementada em outras Unidades de Saúde no contexto da Atenção Básica”, conclui Mariana.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado