Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Dissertação de mestrado que promove reflexão sobre indicadores de saúde será defendida no IS na próxima semana

21 de fevereiro de 2018

 

A aluna Alba Fumiko Simakawa fez uma “Análise de indicadores de saúde e sua apropriação para mudança nas práticas dos profissionais da Atenção Básica” do município de Itapevi, orientada pela vice-diretora do IS, Sonia Venancio. Sua apresentação será no dia 27 no Instituto de Saúde.

 

O estudo uniu uma série de indicadores com o objetivo de promover a reflexão dos profissionais sobre a utilização dos indicadores para qualificar a Atenção Básica e construir uma cartilha.  Foram realizadas três oficinas de trabalho, que foram gravadas e transcritas para análise.

 

Segundo Alba, o principal obstáculo para a utilização de indicadores era a falta de conhecimento deles por parte dos profissionais. “Como trabalho na Unidade de Avaliação e Controle (UAC), me parecia que os profissionais na ponta não tinham familiaridade com estes indicadores nem tinham a percepção da sua participação, além de não os utilizarem para planejamento e gestão”, comenta. 

 

Esta análise trouxe como sugestão para a gestão local a incorporação da discussão do conteúdo cartilha elaborada pela aluna nas reuniões de coordenação, pelo menos uma vez ao ano. Alba acredita que uma construção originada por profissionais da saúde para os profissionais da saúde, com origem nas suas práticas cotidianas, poderia ser útil e utilizada por outros profissionais da rede de saúde.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado