Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Conheça o Programa CurSUS do Instituto de Saúde

06 de abril de 2018

 

O CurSUS é um programa que atualiza os conhecimentos dos trabalhadores, incentivando e orientando os indivíduos que estão comprometidos com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. São cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Instituto de Saúde (IS) desde 1999.

 

O programa é direcionado aos profissionais de saúde, gestores de nível municipal e estadual, articuladores da Atenção Básica, entre outros. O objetivo é oferecer capacitações de acordo com as necessidades das regiões e da população, que são identificadas pelos Departamentos Regionais de Saúde (DRS). São cursos são gratuitos, com temas que abordam desde a gestão até a prática clínica.

 

Nos últimos anos, visando o melhor aproveitamento dos recursos, alguns cursos têm sido organizados em parcerias com os DRS. Assim, a montagem e a efetivação do conteúdo programático são de responsabilidade dos coordenadores dos cursos, que também determinam a quantidade de vagas e período de curso. Os gestores e profissionais interessados devem entrar em contato com os Departamentos Regionais que formalizam a demanda para o Instituto de Saúde, pelo Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional (cursos@isaude.sp.gov.br).

 

Este ano, sete cursos já foram disponibilizados e dois deles já estão confirmados para acontecerem no Instituto de Saúde: “Assistência farmacêutica centrada no paciente, coordenado pelo Dr. José Ruben de Alcântara Bonfim e o Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança (PNAISC): desafios e perspectivascoordenado pela  Dra. Sonia Isoyama Venancio, vice-diretora do IS.  

 

Os outros cinco, listados no quadro a seguir, podem ser realizados nos locais estabelecidos pelos Departamentos Regionais, que são responsáveis por formar grupos para facilitar a realização dos cursos, com pelo menos duas pessoas de cada município.

 

 

Curso

Coordenação

 

Apoio Matricial na Atenção Básica

 

Dra. Mônica Martins de Oliveira Viana

 

Como falar sobre riscos à saúde com a população? Introdução à Comunicação de Risco

 

Dra. Maria Thereza Bonilha Dubugras


Desconstruindo mitos sobre tema de álcool e outras drogas

 

Dra. Marisa Feffermann

 

Metodologia Criativa Expressiva de Educação em Saúde no Pré-natal

 

 

Dra. Silvia Helena Bastos de Paula

 Profa. Maria Augusta Silveira

Profa. Dra. Sandra Greger

 

 

Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes – Prevenção e Atenção

 

 Dra. Regina Figueiredo

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado