Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Com participação do IS, prefeitura de Fortaleza realiza capacitação de facilitadores sobre a primeira infância

22 de julho de 2019

 

 

Nos dias 17, 18 e 19 de julho, ocorreu em Fortaleza-CE, a capacitação dos facilitadores que serão responsáveis pela multiplicação de saberes e práticas sobre a primeira infância para 60 turmas de profissionais da Estratégia Saúde da Família.

 

Nos dois primeiros dias, a capacitação foi ministrada na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, pela pediatra, diretora assistente e pesquisadora científica do Instituto de Saúde, Sônia Venâncio, que falou sobre neurociência e interface com a primeira infância, parentalidade, desenvolvimento infantil e da compreensão da primeira infância como prioridade. “É muito importante que o desenvolvimento da primeira infância seja uma preocupação política, porque se não, é muito difícil de ser desenvolvida”, diz Dra. Sônia.

 

A capacitação também teve a presença da pesquisadora Alexandra Brentani, do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP) e, diferente dos demais dias, na sexta-feira (19), o encontro foi na sede da Sociedade Cearense de Pediatria.

 

A ação faz parte da segunda fase de ampliação do programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, que é um programa para o fortalecimento das competências parentais para o desenvolvimento da criança desde a gestação até os três anos. Essa segunda fase consistiu em capacitar 100% dos profissionais da área coberta por agentes comunitários de saúde.

 

O objetivo dessas capacitações é fazer com que os facilitadores estejam aptos para repassar seus aprendizados a outros três mil profissionais do programa como enfermeiros, agentes de saúde e técnicos das secretarias de Saúde, Educação e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

 

Com Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza/CE

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado