Instituto de Saúde

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Análise da integralidade da Atenção é tema de defesa de dissertação de mestrado do IS

26 de fevereiro de 2018

 

A aluna do Mestrado Profissional Louise Maria Prado Valente, fez uma “Análise da integralidade da Atenção: o caso dos pacientes cirúrgicos eletivos em Atibaia - SP”, orientada pela diretora do Instituto de Saúde, Dra. Luiza Sterman Heimann. A defesa será apresentada no dia 28 de fevereiro.

 

O objetivo do estudo é analisar a integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde, identificando os mecanismos de regulação para cirurgias eletivas, situações que dificultam a integralidade da atenção dos pacientes e possibilidades de aprimoramento dos processos na região de Atibaia.

 

Louise fez uma pesquisa qualitativa utilizando o método do estudo de casos: entrevistas semiestruturadas com atores importantes da Atenção Básica e do Departamento Regional de Saúde, atas de reuniões da Comissão Intergestores Regional e contratos de gestão de serviços.

 

Considerando o contexto regional, o paciente cirúrgico eletivo foi utilizado como traçador da pesquisa porque cerca de 64% das cirurgias realizadas em munícipes, residentes do município de Atibaia, são cirurgias eletivas.

 

Este foi considerado um problema importante, pois os pacientes cirúrgicos eletivos precisam dos diversos níveis de complexidade: Atenção Básica, ambulatório de especialidades, hospitais e dos recursos necessários para a resolução do caso cirúrgico. Por isso a integralidade deve ser avaliada enquanto garantia da continuidade da atenção em todos os níveis.

 

Para a mestranda, existem instrumentos e mecanismos de gestão que trabalham a favor da integralidade, mas muitas vezes não são utilizados na sua potencialidade. “Talvez não possamos ainda afirmar que a integralidade será alcançada de maneira adequada, em tempo oportuno, para todos os pacientes cirúrgicos eletivos. Mas é uma busca que é contínua e constante dentro da região e dentro do município”, conclui Louise.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

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