Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Aluna do mestrado do IS faz estudo sobre as equipes de Consultório na Rua

14 de junho de 2018 

 

No dia 19 de junho a aluna do Programa de Mestrado Profissional Vera Lucia Martinez Manchini defenderá sua dissertação sobre “O processo de trabalho no cuidado em saúde às pessoas em situação de rua no município de São Paulo” no Instituto de Saúde, desenvolvida sob orientação da professora Mariangela Bianconcini Trindade.

 

O objetivo foi analisar o processo de trabalho das equipes de (CnaR), conhecendo as singularidades das suas ações e os desafios apontados pelo Programa.

“Em 2012 iniciou-se a implantação das equipes de Consultório na Rua, sendo um novo desafio na forma de utilizar as ferramentas e trazer respostas para o dia a dia. Nesse sentido considero ser de relevância conhecer o processo de trabalho no cuidado à saúde das pessoas em situação de rua”’, afirma Vera.

 

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 28 profissionais e análise de conteúdo temático. Este estudo realçou a importância da gestão da UBS na escuta das equipes de Consultório na Rua, no sentido de conhecer as necessidades e os nós críticos da rede de atenção.

 

Os resultados obtidos apontam que o território de abrangência das equipes de CnaR influencia o processo de trabalho diante das dificuldades encontradas tanto pela extensão, como pelo número de pessoas em situação de rua existentes e disponibilidade de equipamentos sociais e de saúde.

 

A mestranda considera que foi a experiência mais desafiadora que já teve; conta que conheceu o trabalho das equipes e, muitas vezes, se via no lugar delas. “Durante as entrevistas aconteceram momentos de emoção dos entrevistados, demonstrando o quanto o vínculo ocorre de ambas as partes. Aprendi muito com os profissionais entrevistados e, se necessário, faria tudo novamente”, conclui Vera Manchini.

Sua defesa será na sala anexa A/B às 9h00.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado