Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Acolhimento na Atenção Básica é tema de dissertação de Mestrado a ser defendida no IS

15 de fevereiro de 2018

 

A aluna Juliana Bonelli Rodrigues apresentará seu estudo sobre “O Acolhimento na Atenção Básica: desafios e avanços no município de São Bernardo do Campo – SP”, no dia 23 de fevereiro.

 

Desenvolvida sob orientação do Professor Dr. Lauro Cesar Ibanhes, a dissertação demonstra os avanços e desafios do acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, baseados em uma coleta de dados realizada com coordenadores das Unidades Básicas de Saúde e gestores do nível central por meio de entrevistas.

 

Juliana conta que o interesse em realizar esta pesquisa surgiu de sua vivência profissional. Ao longo de quinze anos atuando na Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, acompanhou a evolução da rede de atenção à saúde.

 

 “A escolha pelo estudo da implantação do acolhimento na Atenção Básica se deu pela potencialidade deste importante dispositivo na ampliação do acesso, reorganizando os processos de trabalho e reorientando a atenção e a gestão do cuidado em saúde”, comenta Juliana. Essa interação provoca reflexões e iniciativas relacionadas aos processos de trabalho.

 

O principal problema identificado foi o antigo modelo de atenção, focado nas urgências e especialidades, com baixo impacto na qualidade de vida da população. Então surgiu a necessidade de reformular a Política Municipal de Atenção Básica e de contratação de novos profissionais, realizadas no período de 2009 a 2016.

 

Para enfrentar os diversos desafios faz-se necessário, segundo a aluna, intensificar as estratégias para qualificar e consolidar uma rede articulada, fortalecendo a Atenção Básica como coordenadora do cuidado, assim como as ações de valorização do trabalhador.

 

O estudo conclui que o acolhimento pode contribuir no modelo de atenção em saúde da AB e na consolidação do próprio SUS, podendo ser aplicado por meio da discussão e socialização dos resultados, a fim de contribuir em mudanças na organização dos serviços e nos processos de trabalho.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado