Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Primeira infância foi o tema do diálogo deliberativo realizado no Instituto de Saúde

25 de agosto de 2016

 

No dia 18 de agosto foi realizado no Instituto de Saúde em parceria com a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), o diálogo deliberativo Promovendo o desenvolvimento na primeira infância. A discussão aconteceu com base na síntese de evidência resultante do projeto selecionado na Chamada Pública de Apoio a Projetos de Políticas Informadas por Evidências à metodologia EVIPNet de 2014.

 

 

A síntese de evidência foi desenvolvida com a ferramenta SUPPORT (metodologia adotada pela EVIPNet), que facilita a localização e o uso de evidências de pesquisa para apoiar a formulação de políticas de saúde.

 

Desde agosto de 2014 com a criação do Núcleo de Evidências (NEv-IS), o Instituto de Saúde faz parte da EVIPNet Brasil, que visa capacitar gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil para o uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas para a saúde, por meio do troca de experiências.

 

 

O evento propiciou um espaço de discussão e troca de ideias para os 14 componentes da mesa coordenada pela Dra. Sonia Venancio (coordenadora do projeto, pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Saúde) e moderada pelo Dr. Jorge Barreto, pesquisador da Fiocruz e apoiador da Rede EVIPNet, juntamente com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Dra. Alessandra Schneider, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), Dr. Neil José Boaretti, do Ministério da Saúde, Coordenação da Saúde da Criança, Dra. Thereza de Lamare Netto, da Havard University, Dr. Tim Linden, e de outras instituições relacionadas com o tema da política, além de 16 ouvintes.

 

Segundo a Dra. Thereza de Lamare, coordenadora da Coordenação Nacional da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, o diálogo deliberativo ampliou seu conhecimento em relação à promoção do desenvolvimento infantil, especialmente no aspecto relacionado às características locais e de cada grupo populacional, considerando a diversidade encontrada no Brasil, e destaca ainda a interisetorialidade para o sucesso das ações propostas na síntese. "As ações que devem ser tomadas para enfrentar esse problema estão muito relacionadas à capacidade de integração com as outras políticas, especialmente a da educação, da assistência social, cultura e a própria saúde. Considero que essas políticas são fundamentais para que possamos nas comunidades, nos territórios, junto às famílias promover um desenvolvimento infantil que garanta as nossas crianças melhores condições de vida para seu desenvolvimento e crescimento".

 

Este trabalho também apoiará a implantação de uma linha de cuidado voltada às crianças de zero a três anos, no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, parte do Programa denominado "São Paulo pela Primeiríssima Infância".

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado