Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisas do Instituto de Saúde analisam alimentação de gestantes da zona oeste de São Paulo

Pesquisas do Instituto de Saúde estudaram a alimentação de gestantes, adultas e adolescentes, da zona oeste de São Paulo. Foram feitas duas pesquisas sobre o tema: uma avaliando o consumo de cálcio e porções de leite e derivados entre gestantes; outra avaliando o consumo de fibra alimentar. Os estudos foram feitos entre os anos de 2011 e 2013.

 

Os resultados mostraram consumo insuficiente de leite e derivados, assim como frutas, verduras e legumes. Constatou-se ainda o excesso de consumo de carnes, doces e gorduras pelas gestantes.

 

Para analisar o consumo de cálcio, foram estudadas 345 gestantes. A maioria tinha entre 20 e 35 anos (72%) e renda de até três salários mínimos (83%). Desse grupo, 92,5% tiveram consumo inadequado de cálcio (que, de acordo com a pesquisa, seria de 1000 mg/dia), e destas, 90% consumiram menos de 1 porção/dia de leite ou derivados.

 

"A inadequação do consumo de cálcio está significantemente associada a renda mais baixa e possui uma tendência de melhora com idade e escolaridade maiores", afirma Silvia Regina Dias Medici Saldiva, pesquisadora que participou da composição dos dois trabalhos.

 

O estudo sobre o consumo de fibras baseou-se em 396 gestantes, sendo a maioria entre 20 e 34 anos de idade (71%), com renda de até três salários mínimos (53%). 98,5% das gestantes apresentaram consumo inferior ao recomendado (que é, de acordo com a pesquisa, de 28g/dia). O consumo médio de fibras pelo grupo foi 15,4 gramas.

 

"Encontramos diferença significativa entre do consumo de fibras e o estado nutricional, indicando que as mulheres com sobrepeso consomem menor quantidade de fibras", diz Saldiva.

 

Os trabalhos, intitulados "Avaliação do consumo de cálcio e porções de leite e derivados entre gestantes de uma coorte de gestantes da zona oeste do município de São Paulo" e "Avaliação do consumo de fibra alimentar entre gestantes de uma coorte de gestantes da zona oeste do município de São Paulo",  serão apresentados no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2015, que acontece entre os dias 28 de julho e primeiro de agosto, em Goiânia.  Além de Silvia, participaram das pesquisas Maressa dos Santos, Ana Lucia da Silva Castro, Sandra Elisabete Vieira e Rossana Pulcineli Vieira Francisco. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado