Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadora do IS publica capítulo sobre saúde sexual dos trabalhadores de obras de infraestrutura

Regina Figueiredo, pesquisadora do Núcleo de Práticas de Saúde do Instituto de Saúde (IS), em parceria com Alessandro de Oliveira dos Santos (USP) e Marcelo Peixoto, publicaram, em novembro desse ano, um capítulo no livro "Crescimento Econômico, Cidadania, Saúde: Contextos, desafios e possibilidades da pesquisa-intervenção-pesquisa em direitos sexuais e reprodutivos", veiculado pela editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e organizado por Tacinara de Queiroz (UFPE), Maria Betânia Lins (UFPE), Cinthia Oliveira (UFSC) e Luís Felipe Rios (UFPE).

 

O livro é o quarto da série "Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos", lançada pelo Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana (LabESHU/UFPE). A obra é resultado de reflexões sobre as atividades do programa de pesquisa e intervenção "Diálogos Suape", realizado pela UFPE na macrorregião de Suape, em Pernambuco, que atualmente sofre intensos impactos em sua infraestrutura frutos da ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

 

O capítulo de autoria de Regina tem por título "Promoção da saúde sexual e reprodutiva em contextos de grandes obras de infraestrutura e trabalho temporário masculino". Nele os autores abordam, com base em estudos realizados em vários munícipios do Brasil, as consequências sociais de grandes obras de infraestrutura, as características do trabalho e dos trabalhadores dessas atividades - em sua maioria homens - e os efeitos sexuais e afetivos desse tipo de trabalho no indivíduo que dele participa.

 

Para baixar o PDF do livro completo, clique aqui.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado