Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Interface entre Avaliação de Tecnologias em Saúde e Atenção Primária em Saúde foi tema de seminário

 

Inovação em saúde no SUS também foi discutida em painel 

 

 

As atividades do Seminário "Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS: Desafios e propostas para a gestão" se encerraram na última terça feira, dia 26 de maio, com a realização dos painéis sobre as contribuições da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para a Atenção Primária em Saúde (APS) e a inovação no SUS. 

 

Os palestrantes da manhã foram Erno Harzheim, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dirceu Klitzke, Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e Airton Stein, coordenador do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição e professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Universidade Luterana do Brasil.  Os palestrantes discutiram a produção científica de APS no Brasil e sua relação com a ATS, os desafios da APS em nosso país, o uso do Telessaúde como gestão clínica e não somente para educação em saúde e o uso da produção acadêmica na prática. Para o debate estavam presentes Lídia Tobias Silveira, assessora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde/SP, Arnaldo Sala, coordenador da Atenção Básica/SES-SP e Elen Rose Castanheira, do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Os debatedores, além dos temas abordados nas palestras, discutiram as dificuldades de se colocar em prática os estudos teóricos e as diferenças entre os modelos de operação de unidades de saúde. A moderadora do primeiro painel foi Sonia Venancio (Instituto de Saúde/SES-SP).  

 

Elen Rose Casatanheira (UNESP), palestrante

 

 

O painel da tarde contou com José Ibanhez, Ana Marisa Chudzinski Tavassi e Guilherme de Arantes Melo. Ibanhez, do Instituto Butantan, expôs o progresso da instituição nos últimos anos na área de inovação científica, comentando momentos marcantes da história do Instituto. Também destacou aspectos sobre a incorporação de tecnologia na Saúde, relacionando com os campos econômicos e políticos.  Ana Marisa, pesquisadora do Instituto Butantan, abordou o funcionamento do CEPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) com ênfase nas atividades desempenhadas pelo centro na área de produção de inovação tecnológica. A pesquisadora também deu destaque às dificuldades para incorporação das tecnologias e para o registro de patentes. Mello, professor adjunto da UNIFESP, comparou a dinâmica de incorporação de tecnologias na área da saúde e na área social, afirmando que a primeira está em grande desvantagem em relação à segunda. Além disso, ressaltou a importância de se diferenciar, para os profissionais da área, os conceitos de "Atenção Básica" de "Atenção Primária".

 

 

Guilherme Arantes Mello (UNIFES), palestrante

 

 

Para o debate foram convidados Sonia Venancio, vice-diretora do Instituto de Saúde, José da Rocha Carvalheiro, ex-diretor do Instituto de Saúde e ex-vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Guilherme Ary Plonski, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

 

Mesa de Debates

 

 

O seminário "Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS: Desafios e propostas para a gestão" foi organizado pelo Instituto de Saúde e teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Chamada MCTI/CNPq/FINEP Nº 06/2014. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico  

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado