Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto de Saúde realiza lançamento da chamada PPSUS 2016

09 de junho de 2016

 

 

No dia 03 de junho foi realizado no Instituto de Saúde (IS) o seminário de lançamento da chamada do Programa de Pesquisa para o SUS - SP (PPSUS-SP) 2016 que apresentou o edital e promoveu o esclarecimento de dúvidas sobre o mesmo e seus eixos temáticos.

 

O Programa que é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde (MS) o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo(SES-SP), chega ao seu 6º Edital com novidades que foram apresentadas durante o seminário pela Diretora do Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde do Instituto de Saúde, Maritsa Carla de Bortoli, e pela Gerente de Área Científica - Ciências da Saúde e Diretoria Científica da FAPESP , Simone Godoi.

 

Uma mudança significativa nessa chamada é que as propostas, que serão recebidas até o dia 29 de julho, serão submetidas pela primeira vez por via eletrônica por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, uma iniciativa que busca otimizar o tempo dos processos de avaliação. No entanto, foi ressaltado que as propostas obrigatoriamente devem ser submetidas também ao Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T) do Ministério de Saúde, pois os projetos que não forem incluídos nas duas plataformas serão desclassificadas.

 

Além disso, com o atual problema de saúde pública relacionado ao Zika vírus e o combate ao Aedes aegypti, projetos relacionados ao combate do mosquito e ao enfrentamento das microcefalias associadas à infecção pelo Zika são encorajados e foram incluídos nos temas/problemas deste edital.

 

Outra mudança relaciona-se aos recursos de financiamento dos projetos que eram divididos na ordem de 40% para capital e 60% para custeio, e nessa chamada passaram para 25% para capital e 75% para custeio. Essa é uma das características exigidas nos projetos para o enquadramento, que é a primeira fase do processo de avaliação, seguida pela análise por assessores ad hoc, análise colegiada pela comissão de especialistas e a aprovação final pelo comitê gestor do PPSUS-SP.

 

Segundo a pesquisadora Maritsa Carla de Bortoli, o evento que reuniu 85 pessoas, de diversas instituições de ensino, pesquisa, gestão e saúde, foi uma significativa oportunidade de aproximar pesquisadores e gestores, criando pontes para novas parcerias e novos projetos.

 

"Creio que a importância de mantermos no calendário do PPSUS-SP um evento de lançamento do Edital se dá pela possibilidade de todos os interessados no programa terem mais contato com os membros do Comitê Gestor, e esclarecerem suas dúvidas tanto acerca da chamada, como do programa de forma geral", afirma Maritsa.

 

Para sanar mais dúvidas sobre a chamada PPSUS 2016 o edital está disponível na integra aqui.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado