Instituto de Saúde comemora 50 anos de atuação em Saúde Coletiva

15 de janeiro de 2019

Este ano o Instituto de Saúde (IS) completa 50 anos de atuação em pesquisa científica na área da Saúde Coletiva. Em meados de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), passou a exercer, dentro da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), a função de realizar pesquisa científica e tecnológica, assessoria e formação no campo da Saúde Coletiva, de forma articulada com as diferentes instâncias de gestão do SUS, visando à sua consolidação e a melhoria da qualidade de vida da população.

Hoje, o Instituto conta com áreas estratégicas para o fortalecimento do SUS, como o apoio à pesquisa por meio do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) do Ministério da Saúde, sendo o responsável juntamente com a SES-SP pela gestão do Programa no Estado de São Paulo.

Além disso, a instituição também desenvolve diversas linhas de pesquisas focadas em campos essenciais da Saúde Coletiva, promovendo e articulando os conhecimentos e estudos da área.

Nos aspectos relacionados à formação, o Instituto vem contribuindo com o desenvolvimento profissional por meio do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde - Mestrado Profissional, com cursos de curta duração, Programa CurSUS, com o Programa de Especialização em Saúde Coletiva e com o Programa de Estágios.

O IS conta com um Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP responsável pela realização da avaliação de tecnologias de saúde em uso e a serem incorporadas pelo SUS, tendo estabelecido diversas parcerias para o desenvolvimento dessas avaliações de saúde atuando sempre de acordo com a agenda de prioridades definidas pela SES-SP.

Desde sua fundação, o IS procura atuar fortemente na área de Inovação, especialmente na Inovação Social. Com a implantação do seu Núcleo de Inovação Tecnológica, que tem como ênfase a reflexão e a atualização sobre as mais recentes discussões em torno da política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I) no Estado de São Paulo, o IS vem promovendo discussões no campo da incorporação tecnológica de caráter social e sobre o papel da CT&I para a qualificação das políticas de saúde e para comemorar esses 50 anos de intenso trabalho serão realizados durante 2019 diversos eventos de caráter técnico-científicos, acompanhe a programação pelo site - www.isaude.sp.gov.br

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico