Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Inovação em Saúde é tema de seminário interno do IS

Aconteceu no dia primeiro de dezembro, no auditório Walter Leser, o seminário interno do Instituto de Saúde (IS), cujo tema foi 'A produção de Conhecimento e a Inovação na Saúde Coletiva". Na ocasião, discutiu-se a importância do assunto para a saúde coletiva no contexto atual, dando ênfase às realizações do IS na área.

 

Na mesa de abertura, estavam presentes Luiza Sterman Heimann, diretora do IS, e Sérgio Müller, da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde da Secretaria da Saúde de São Paulo (CCTIES-SES/SP). Heimann ressaltou as ações dos membros do IS no campo da Inovação, como a participação de servidores em cursos voltados para a área. Abordou ainda a relevância da Inovação para as atividades do ano que vem. "No Conselho de Institutos de Pesquisa, esse tema tem sido objeto de trabalho. Isso mostra o valor do assunto para a ciência e a tecnologia do Estado de São Paulo. O secretário da Saúde, Dr. David Everson Uip, também tem reiterado essa importância. Por isso, para 2016, buscaremos avançar ainda mais nesse campo", afirmou.

Na mesa de abertura, estavam presentes Luiza Sterman Heimann e Sérgio Müller

Na mesa de abertura, estavam presentes Luiza Sterman Heimann e Sérgio Müller

 

Müller destacou a necessidade de conscientização a respeito da Inovação em saúde, o que se conseguiria, segundo ele, com a correta conceituação do termo. "O que se deve buscar é que Inovação não seja mais vista como restrita a um pequeno grupo de pessoas, mas que de fato entre na rotina e no dia-a-dia dos profissionais de saúde", disse.

 

Ainda na primeira parte do evento, houve a palestra do Dr. Arnaldo da Silva Jr., consultor da CCTIES para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) dos institutos de pesquisa da SES/SP.

Dr. Arnaldo da Silva Jr., consultor da CCTIES para os NITs dos institutos de pesquisa da SES/SP.

 

Na segunda parte do evento, foram apresentados cinco projetos do IS para se discutir o potencial de inovação em Saúde e estratégias de incoporação. Heimann apresentou o projeto "Sistema de Monitoramento e Avaliação do SUS a partir da Atenção Básica no Estado de São Paulo", abordando os processos de desenvolvimento do trabalho e os casos de saúde avaliados por ele. Maria Mercedes Escuder, pesquisadora do Núcleo de Práticas em Saúde (NPS), mostrou o projeto "Novas tecnologias para ampliação do acesso ao CTA", desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre outras instituições. Sonia Venancio, vice-diretora do IS, mostrou o trabalho "Monitoramento de Indicadores do desenvolvimento infantil em campanhas de vacinação: uma ferramenta para planejamento e avaliação de ações intersetoriais", elaborado junto à Universidade do Rio Grande do Sul (URGS) e o Instituto Materno Infantil de Pernambuco.

 

No segundo bloco de apresentações, Silvia Médici Saldiva, diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS/SP (CPD/SUS), apresentou o "Sistema de Gerenciamento de Projetos SisGP", um sistema desenvolvido no próprio IS. Finalmente, Márcio Derbli, diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico (CATC), apresentou um aplicativo para plataforma Android sobre as condições de vida em Franco da Rocha, desenvolvido com dados obtidos pelos aprimorandos do IS.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No segundo bloco de apresentações, Silvia Médici Saldiva e Márcio Derbli apresentaram seus projetos

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado