Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Documentário destaca importância do SUS para o Brasil

Após vários anos em produção, em junho de 2022 estreou o longa-metragem “Saúde tem Cura”, filme que aborda a construção e transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos mais de 30 anos desde sua criação, em 1988. 

 

Dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, o documentário busca retratar o Brasil antes do SUS – quando o acesso à saúde era limitado e poucos conseguiam beneficiar-se do atendimento público de saúde –, mostrando um pouco da luta para sua criação, implantação e desenvolvimento, traçando um histórico de conquistas e desafios até os dias atuais.  

 

A obra aborda ainda o potencial e as fragilidades do sistema, decorrentes da falta de investimento, avalia sua situação atual e perspectivas para o futuro da saúde pública no país. Com uma clara defesa do SUS, o filme traz nomes de especialistas e profissionais reconhecidos na área da saúde, em diferentes segmentos, entre eles o do professor José da Rocha Cavalheiro, pesquisador do Instituto de Saúde. 

 

Em seu depoimento, Carvalheiro relembra a importância do movimento sanitário no Brasil: “Já tinha não só criado força política, como acabou ganhando inserção institucional, que nos permitiu promover uma conferência em que, pela primeira vez, se aceita a participação da população. É quando se cria (...) a ideia de que a conferência nacional da saúde tem 50% de representantes da sociedade”.  

 

Realizado com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o filme é um registro histórico de grande relevância, e pode ser assistido gratuitamente no Youtube

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado