Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

BIS "Políticas de Saúde Informadas por Evidências" e Sínteses de evidências produzidas pelo IS serão apresentadas no I Encontro Nacional da EVIPNet Brasil

12 de dezembro de 2016

 

Nos próximos dias 13 e 14 será realizado em Brasília o I Encontro Nacional da Rede para Políticas Informadas por Evidências - EVIPNet Brasil, um evento promovido pela própria Rede no qual haverá o lançamento do BIS "Políticas de Saúde Informadas por Evidências" e serão apresentadas as sínteses de evidências produzidas por instituições de saúde e pesquisa em parceria com a EVIPNet.  No evento também será apresentado o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS -2016.

 

Durante o encontro serão apresentadas três sínteses de evidências para políticas em saúde, elaboradas por pesquisadoras do Instituto de Saúde (IS).

 

Entre elas está a síntese de evidência "Promovendo o desenvolvimento na primeira infância", que aborda a problemática da importância do investimento no desenvolvimento infantil ou de políticas de primeira infância pautada no direito, definido pela Convenção dos Direitos da Crianças e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de toda criança ao desenvolvimento pleno de seus potenciais, o que atualmente não condiz com as evidências que apontam um desenvolvimento inferior ao potencial total de crianças menores de cinco anos em países em desenvolvimento.

 

A síntese "Promovendo o desenvolvimento na primeira infância" foi publicada pela EVIPNet Brasil e pode ser lida na integra aqui.

 

Já a síntese de evidência "Controle da diabetes mellitus tipo 2 no município de Franco da Rocha" também sob coordenação do Instituto de Saúde, é fruto do trabalho de conclusão do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde 2015. Com o diagnóstico realizado pelos alunos do PAP no município de Franco da Rocha foi constatado o aumento do número de mortes precoces por diabetes nos últimos anos na região, o que os levou a buscar e analisar opções que podem contribuir para o controle da diabetes mellitus 2 no município.

 

Essa síntese também foi publicada pela EVIPNet Brasil e pode ser conferida aqui. 

 

Outra síntese de evidência produzida pelo Instituto de Saúde que também será apresentada no evento é "Melhorando o cuidado de adolescentes com doença falciforme" elaborada a partir do projeto intitulado com o mesmo nome, que busca aperfeiçoar a atenção à pessoa com doença falciforme, assim como a adesão ao tratamento. A síntese será apresentada na íntegra no evento e publicada em breve.

 

 Além das apresentações das sínteses, durante o evento também acontecerá o lançamento do Boletim do Instituto de Saúde (BIS) "Políticas de Saúde Informadas por Evidências", uma publicação do Instituto de Saúde que traz artigos de colaboradores da EVIPNet Brasil. O BIS está disponível para download aqui.

 

Este número do BIS, excepcionalmente, tem uma versão integral em inglês, apenas online, que está disponível no site do IS e da EVIPNet Brasil e pode ser acessado clicando aqui.

 

Para conferir a programação completa do evento clique aqui.

 

Núcleo de Comunicação Técnico Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado